Nei Duclós
O que define o simbolismo? Manuel Bandeira, em magistral
ensaio sobre Alphonsus de Guimaraes, esclarece que essa escola literária
elimina a precisão, não a precisão formal, mas a dos objetos e sentimentos,
substituindo-a pela sugestão; prefere o gosto musical ao escultural; e no vocabulário,
caracteriza-se pelo aproveitamento da liturgia católica, sendo na essência uma
reação espiritualista. E fecha sua brilhante argumentação dizendo que
Guimaraes, sendo o nosso simbolista por excelência, exerce o verso livre como o
praticaram Rimbaud e Laforgue, “isto é, o verso livre à imitação das canções
populares”.
Temos aí um pacote teórico exposto em poucas linhas e de
grande valor, nos dando ainda de lambuja a origem do verso livre. É muita coisa
para um parágrafo só. Mas nesse livro Crônicas Inéditas 2, Bandeira no brinda
com muito mais, especialmente em seu extenso artigo sobre a poesia americana
moderna. Diz que os pais dessa poesia são Edgar Allan Poe e Walt Whitman, o
grande poeta que abandonara, mesmo antes da Guerra da Secessão, a velha ordem a
se desintegrar em poemas que eram eco sem vida da velha poesia formal inglesa.
Bandeira nos diz que Whitman repôs a poesia em contato com a
vida, até nos seus aspectos mais vulgares. Mas, mesmo com esses dois grandes
poetas pioneiros, a decadência da poesia americana prolongou-se até 1913,
quando a revista Poetry colocou na roda Vachel Lindsay (“General William Booth
entra no céu”, parece título de cordel), James Oppenheim, entre outros. E é
lançada a primeira antologia dos imagistas, como Amy Lowell, Edgard Lee
Masters, John Gould Fletcher e Carl Sandburg.
O que são os imagistas? Nesse extenso movimento há o
estreito contato de encarar a poesia não mais como um simples ornamento da
vida, e, sim, como sua interpretação ou expressão mais profunda. No aspecto
formal, o abandono do vocabulário dito poético. Desaparecem os clichês, alguns
modismos vocabulares, e a linguagem dos poemas passa a ser quotidiana. “E o
verso livre domina com uma abundância que degenaria, como degenerou entre nós,
em perigosa facilidade.”
E destaca muitos nomes femininos nesse ensaio, “igualando e
até ultrapassando muitas vezes em quantidad e qualidade a produção
masculina": Amy Lowell, Hilda Doolittle, Emily Dicksinson, Lizete Woodward
Reese, Adelaide Crapsey, Haze Hall. Versos de Adelaide Crapsey no poema Tríade:
"São três coisas silenciosas: a neve que cai, a hora antes do amnhecer e a
boca de alguém que acabou de morrer”.:
Trata-se de uma oficina literária de grande valor. Bandeira
não se conforma em apenas resenhar inúmeros poetas e nos esclarecer sobre os
movimentos literários, mas também orientar os autores, aconselhando um a
abandonar o verso livre em favor de uma estrutura mais formal, onde se sentiria
melhor e mais seguro; aponta um autor que se esforça em ser lúbrico mas não tem
vocação para o pecado, antes é um casto arriscando ser o que não é; e assim por
diante.
Quem sabe ensina, e aprende quem tem juízo.
RETORNO - 1. Imagem: Bandeira pintado por Portinari.
2. General
William Booth Enters into Heaven
By Vachel Lindsay
https://www.poetryfoundation.org/poetrymagazine/poems/12631/general-william-booth-enters-into-heaven
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