Nei Duclós
O medo confina os sentimentos e os transforma em mercadoria.
Esse confinamento vira uma segunda natureza na mansidão em pânico das pessoas
isoladas e solitárias. Ao tentar romper o casulo, forçar a barra para dar uma
chance a uma vida plena, de amor e convívio, a mulher acaba desencadeando o
caos no cativeiro. O que estava aprisionado, exemplo de bom comportamento, mostra-se
agressivo num primeiro momento, e pela multiplicidade inumerável, torna-se aterrorizante.
É o que nos sugere Os Pássaros, de Alfred Hitchcock, desde a princeira cena, exatamente numa loja
de aves engaioladas. .
Para ser bem sucedida em sua investida de conseguir um
relacionamento fora do seu circulo de mediocridades, a socialite Tippi Hedren
tenta chegar anonimamente para oferecer pássaros comprados em gaiola para a
irmã do seu alvo, o galã Rod Taylor. Mas é flagrada em sua investida e aí
começa a sucessão de ataques de gaivotas e corvos Por ser adventícia e querer
romper o equilíbrio dos relacionamentos vazios, representados pelos grandes
espaços abertos do lugar, Bodega Bay, ela é identificada como a fonte da tragédia
que se abate sobre a aldeia. O pânico medieval a escolhe como autora bruxa do
horror que vem dos céus (o fim do mundo, segundo citação bíblica do bêbado
local).
O desafio de Hedren é a futura sogra possessiva , interpretada
por Jessica Tandy, que mantém o filho solteiro afastado dos relacionamentos depois que perdeu
o marido, exemplo de casamento maduro, longevo, prático e satisfatório. Essa
morte provoca um vazio nas pessoas ao redor, não apenas na adolescente (Veronica
Cartwright) irmã do galã, mas na sua ex, a professora Suzanne Pleshette, que se
separa dele mas continua por perto, numa paixão reprimida e eterna. Todo esse
círculo de frustrações desencadeia o núcleo do tornado de pássaros que varre os
habitantes, que ficam à mercê da fúria dos sentimentos fora do cativeiro.
A mulher que ousou romper a capa protetora da vida medíocre (que
chega pela água, a sexualidade) precisa ser punida quando tenta penetrar na
intimidade da casa onde pretende morar. Ela abre o sótão e vê o estrago das
aves que destruíram o telhado e a atacam quase até a morte. Ao tornar-se vítima,
consegue enfim a aprovação da sogra e com o resto da família se retira do lugar
amaldiçoado para sempre. Os sentimentos
soltos estão agora em repouso, mas podem voltar a atacar em qualquer oportunidade.
Basta tentar confiná-los e transformá-los em mercadoria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário