27 de dezembro de 2011

ESPANTO


Nei Duclós

Foste no breu aguardar minha volta. Acabaste dormindo. Foi quando o sol raiou sobre teu rosto e me viste te olhando. Eu havia chegado, espanto

Você me faz feliz todos os dias, ela disse. Foi o momento do balanço: o amor existe, e como

Vamos ser práticos. Você também me ama e pronto

Juntou gente para ver teu vestido. Só eu enxergava a musa, porque a espiei no banho

Não faz sentido sentar-se para compor versos. Melhor construir uma escova, varrer um piso. Vai que você resolva passar

Amor dói,mas deixa de existir quando machuca. Aí é outro setor. Enfermaria

Parei de vibrar os tambores. Não fazia sentido. Já não respondias. Decidi me recolher para o início, quando te vi pela primeira vez

Disseram para suspender o poema. Interromper o rio, falhar a pleno. Colocar a vela no chão do barco em alto mar. Ficar à deriva, como um iceberg

Está vendo a enorme montanha de gelo se desprendendo do continente e indo em direção ao abismo? Sou eu, coração de pedra à deriva

Está vendo o leão marinho uivando sobre o iceberg enquanto o clima ameaça o dia? É o sonho, que acreditou na viagem e agora pede socorro

Não me fale o que não digo. Silencio a dor para ver se desiste. Não alimente o que não ligo. Abandone o choque, refaça a pele ferida

Tanta companhia e a solidão mandando sinais da estrela guia. Somos um navio, amiga

E o que diz tua paixão, orquídea? Roxa de ilusão, pede água e olho bom, firme

Pé ante pé, para não acordar os anjos, digo no teu ouvido um poema que inventei sem nenhum auxílio. Escute e molhe o nosso jardim, carinho

Vou para o canto, onde uma sombra me conforta do perigo. Venha comigo, coração de vidro, exposto como um raio de luz, infinito

Trocamos palavras de calor antigo, que nos acompanham desde início, quando fomos brindados pelo encontro definitivo

Pronto, pronto, disse ela. Não se atire. Volto no próximo trem, quando houver clima. Espero que seja passageiro este exílio

Não me conformo com tanta beleza. Queria que fosses minha. Melhor assim, viver à parte da felicidade para não sofrer de amor

Suei para te agradar. Mas me dá a impressão que desististe. Meus excessos cansaram tua beleza

Melhor ficar longe. Tanta poesia acaba gerando desconfiança. Rolam nas estantes as pérolas perdidas de amores ardentes

Bela planta industrial, disse o visitante. Depósitos gigantescos de amianto. E aquele canto coberto por lona? Ah, são sonhos,disse o gerente


RETORNO - Imagem desta edição: Winona Ryder

2 comentários:

  1. Sempre que quero me sentir cercada de poesia venho aqui. Sou fã dos seus escritos.
    "Pé ante pé, para não acordar os anjos, digo no teu ouvido um poema que inventei sem nenhum auxílio. Escute e molhe o nosso jardim, carinho"
    (Suspiros)
    Um abraço!

    ResponderExcluir