13 de dezembro de 2011

COMO SE A LUA FOSSE VÊNUS


Nei Duclós

Sim, você sai de férias, me abandonas por um mês e eu fico a ver navios. Normal. Quando voltares, não esqueça de me telefonar. Sou o cara que te ama

Ela esperou que eu desistisse para dar um aceno. Quer a melhor parte de mim, a que não sofre tentações de mentir. Estou me esforçando, delírio

Como os antigos, tiro o chapéu para ti, mesmo jamais tendo usado um. Te cumprimento por não deixares que eu estragasse tudo

Poderia cercar-te de armadilhas, mas te perderia no mesmo instante. Por isso sumi de vista e quando me dei conta estavas ao meu lado, em silêncio

É para sempre que vou esperar o cumprimento das promessas que brotaram quando nos conhecemos. O primeiro encontro é teu anel de brilhantes

Mesmo com todo o calor, é venenoso o vento que vem do mar na primavera. Para ser perfeito, o dia tem que ser como você, minha bela

Me aproximo de ti, cabelo de fogo, no luau deste amor que custa a começar. Brilhas intensa, como se a Lua fosse Vênus

A poesia substitui as horas vazias. Enche de água o jarro no lado oculto de Júpiter. Naves do teu coração se aproximam

Não te chamo de bela porque é vício de linguagem. Pleonasmo explícito. Basta você, arrasando a terra

Ela me tem nas mãos como um pássaro ferido. Não me cuida, porque nada tem a ver com isso. Enquanto conserto a asa, ela me observa, maravilhosa

Ela se refere a si como se fosse outra pessoa. Serão duas? Ou mais? Quero todas

Onde você vai? Por que, está a fim de me seguir? Não, só quero medir a distância da saudade

Sem uma história que o sustente, o coração aguenta virar carvão no forno do silêncio. Quero ver depois, quando houver o beijo

Queria colar teu rosto para que todos vissem. Mas prefiro na minha parede, onde olhas penalizada o estrago do amor não correspondido

Tudo isso é teu, disse eu mostrando a paisagem. Nada me importa, disse ela. Quero apenas teus olhos

Teu corpo é tão pequeno que a cama parece um latifúndio. Sobra espaço vazio. Fica tudo concentrado na semeadura do teu beijo

Hoje milito em todas as frentes da solidariedade e da ação social. Quero deixar bem claro que te amo


RETORNO - Imagem desta edição: Marilyn Monroe, ruiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário