25 de março de 2013

CAPITÃO JACK O MARUJO



Nei Duclós

Grande é o deserto, disse o peregrino. Mais deserto é o Tempo, disse Jack o Marujo.

O sr. fica vazio quando ela não volta mais? perguntou o Grumete. É como se me tirassem o mar e me deixassem contando os cardumes mortos, disse Jack o Marujo.

 Vocês não se perdoaram, disse a viajante.  Algo se partiu, que não se recupera. Amar é dificil quando a ferida ainda está aberta, disse Jack o Marujo. Mas amor é âncora e não é de vidro.

 Quero o sr. dando aula na escola de marinheiros, disse o Almirante. Não domino a matéria, diss Jack o Marujo. Fui reprovado pelo abandono da Sereia.

 Vou iluminar o convés com este candeeiro, presente da Sereia, alimentado com óleo de algas extintas. Ela poderá vê-la, lá de onde suspeito que me ignora.

Ela disse que voltaria em um dia, disse Jack o Marujo. Já passou um século e nada.

Bandidagem toma posse, disse o Almirante. Por isso não vejo mais pirata em alto mar, disse Jack o Marujo. Estão todos em terra firme.

O Brasil não tem heróis? perguntou o Grumete. Tem sim, disse Jack o Marujo. Lutaram em terra, mar e ar. Mas as estátuas foram derretidas.

Por que o sr. ainda navega se está no fim da vida? perguntou o Grumete. Só pelo divertimento, disse Jack o Marujo. Te ponho na prancha e vamos ver quem morre primeiro.

Carnaval homenageou o petróleo do pré-sal, disse o Almirante. Nosso patrimônio é o litoral, não o seu emporcalhamento, disse Jack O Marujo.


Querem homenageá-lo, disse o Almirante. Não há motivos, disse Jack o Marujo. Vivo fora da data de validade, só isso.

Perdi a vida vivendo, disse a passageira. Ganhou uma frase de efeito, disse Jack o Marujo.

 Vou-me embora para sempre, disse a apaixonada. Volte em cinco minutos, disse Jack o Marujo.

 Metade para mim, metade para vocês, disse Jack o Marujo para os corsários. Já vi essa frase num filme de pirata, disse o Grumete. Então vai limpar o porão enquanto os outros almoçam, disse Jack o Marujo.


RETORNO - Imagem desta edição: Clark Gable.