29 de março de 2013

UMA PORÇÃO DE TI



Nei Duclós

A poesia foi feita de uma porção de ti quando estavas dormindo. Levei-a para a varanda e ela flutuou em direção à Lua cheia.

É tu mesma. Meus olhos são apenas servos da tua beleza.

No ABC do teu abraço aprendo a flor sem nenhum espinho.

Ao ficar juntos, aprendemos. Longe um dos outro, fica faltando.

Na dúvida, ame. Haverá sempre uma saída

Meu amor alimenta teu querer e nem te dás conta. Achas que tudo é obra tua.

Jogas pesado. Me atiças e depois te recolhes no castelo submerso da tua glória.

Não sei o que fazer com o rescaldo do amor que atingiu o teto. Talvez consulte o sótão, teu olhar pedido em meu coração teimoso.

Não abuse de mim, amor que não desiste. Sou capaz de cruzar o rio com água pelo queixo.

Teus versos se aninharam em meu peito e dali saiu um vento de palavras que ainda guardas dentro.

Guardei para ver depois a Lua. Não devia. Quando me decidi, ela chovia, reiejtada em espessa neblina.

Foi assim que a quinta virou nuven. A Cheia se vinga quando não a admiramos logo que pinta.

Vem vindo uma tempestade. Reserve um lugar ao teu lado. Sou bom em segurar o braço. Nem depois da chuva eu largo.

Diga que estás pronta. Ou preferes a espera, esplêndida?

Águas profundas a perder de vista. Um barulho de corpo que mergulha. Bolhas de suspiros explodem na tarde mansa. Corrompes o sono, inaugurando o fogo.


Passas a mão nos versos como carícia da brisa sobre a vontade funda. Mexe o que busca.

Boa tarde tesouro oculto, que se aflige ao descobrirem que é uma jóia. Não fuja do seu destino, magnífica.

No meio do shopping, sentindo-se equidistante do nada, sentou-se no chão. Está passando mal? perguntaram. Não, disse ele. É só teatro.

Ocupas o centro, eu a periferia. Alma cheia de vida.

Trabalhas de sol a sol. A noite passa por ti distante como estrela. Não fosse a Lua que providenciei para teu repouso mínimo, não manterias esse brilho que me absorve.

Há muita lua quando estás a pleno.

A Lua nasceu no mar. Ainda pingava o sol que lhe lavou de luz.

Nem chego perto quando está brava. Mando uns telegramas cifrados. Dizem te amo, mas com cuidado.



RETORNO - Imagem desta edição:  Keira Knightley.