Nei Duclós
Caçada humana (The Chase,de Arthur Penn, 1966) é o avesso de
Matar ou Morrer (High Noon, de Fred Zinemann, 1952), O xerife de Zinemann (Gary
Cooper) precisa proteger a cidade do criminoso que está chegando de trem e
desce na estação onde encontra seus comparsas ao meio dia. O xerife de Penn (Marlon Brando) faz o
contrário: precisa proteger o criminoso (Robert Redford), que chega clandestino
de trem e se atira do vagão em movimento de uma ponte sobre o rio, e que está sendo caçado pelo resto da cidade,
entregue a uma orgia coletiva numa noite de sábado.
O criminoso de Zinemann é culpado mas cumpriu pena e saiu da
cadeia para acertar contas com o xerife. O criminoso de Penn é inocente da
acusação de assassinato e ao fugir foi forçado pelas circunstâncias a
reencontrar a mulher (Jane Fonda), envolvida com um amigo de infância de ambos
(James Fox). A mulher do xerife de Matar ou Morrer resolve deixá-lo mas se
arrepende e volta para salvá-lo das mãos do criminoso. A mulher doo xerife de
Caçada Humana (Angie Dickinson) fica ao seu lado e tenta tirá-lo do perigo, em
vão. Os casais dos dois filmes acabam abandonando o cenário vazio da cidade no
desfecho da tragédia.
Gary Cooper vence sozinho a gang, com a omissão de todos os
cidadãos. Marlon Brando não pode com a cidade toda contra ele. Não consegue
proteger o acusado e leva uma surra memorável e acaba perdendo a parada para os
cidadãos armados e cheios de ódio e álcool. Penn quis refilmar a história de
Zinnemann não mais nos termos do heroísmo dos anos 50, mas na desconstrução
cultural dos anos 60. Era preciso mostrar a criminalidade das chamadas pessoas
normais e o quanto um criminoso, mesmo assumindo sua vocação e destino, é
também fruto de uma educação precária , da falta de sorte e da violência que
amarga na prisão.
Gary Cooper é vitorioso mas retira-se abalado depois de
jogar a estrela de xerife na poeira da rua e se retirar com a mulher (Grace
Kelly) para longe. De cara inchada de tanto apanhar, Marlon Brando abandona a
cidade onde conseguiu o cargo graças ao chefão local e alimentava a ilusão
da fuga para um lugar tranquilo. Vai embora, assim como se retira lentamente de
cena no final Jane Fonda depois de saber que seu namorado morrera nos
incidentes da véspera, a noite de loucuras num ferro velho que foi incendiado
pelos festeiros assassinos.
Não bastasse o elenco memorável de Caçada Humana, sem dúvida
a obra prima de Arthur Penn, tem ainda Robert Duvall no papel de um marido
traído, tímido, covarde, que ri como um psicopata quando faz uma revelação
importante. É muita coisa para um filme só, disponível no Netflix. Um filme que
vira do avesso um clássico lançado uma década e meia antes. Porque segue à risca a
máxima de que todo filme é sobre cinema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário