30 de maio de 2009

CRISE E OPORTUNIDADE: ENFIM, UMA VINGANÇA


Dificilmente coloco aqui textos alheios, mas descobri um ensaio lapidar sobre esse lugar comum idiota que tomou conta da mídia: a velha arenga do ideograma chinês que significa crise e oportunidade ao mesmo tempo. O autor é Renzo Mora, que, segundo seus amigos, está “envelhecendo mal e ficando cada dia mais ranzinza”. O papo furado sobre o ideograma já foi destrinchado pela jornalista Naomi Klein, que denunciou a fabricação das crises para intensificar as oportunidades dos tubarões. Mas o escritor Mora vai mais fundo. Vejam:

De: Renzo Mora

"Os chineses usam o mesmo ideograma para definir crise e oportunidade. O que podemos aprender com isso? Nada. Aparentemente, eles também usam o mesmo ideograma para chamar tanto um porco-espinho quanto uma mesa para quatro pessoas posta para refeições, o que já provocou mais de um incidente em restaurantes chineses.

Ao que tudo indica, houve um crescimento explosivo de palavras que não foi acompanhado pelo departamento nacional chinês de desenvolvimento de novos ideogramas, o que provocou um agrupamento desordenado de palavras sem o menor sentido. Desta forma, frases como “quero uma sopa de aspargos sem cebola” e “já comi sua mãe” também utilizam a mesma sequência de fonemas,o que explica o enorme número de chineses que saem de restaurantes feridos, não raro com um porco-espinho introduzido com violência na via retal.

Tudo isso para comentar o texto do New York Times publicado hoje pela Folha de São Paulo, que diz: “Desaceleração econômica global, arrocho do crédito, desemprego em alta, mercados em queda: “É um momento maravilhoso”, disse o reverendo A.R. Bernard.

Bernard, pastor sênior do Centro Cultural Cristão no Brooklyn, Nova York, explicou ao “New York Times” que economias em fase negativa podem ser positivas para igrejas. Descrevendo a turbulência atual como “grande oportunidade evangelista para nós”, ele disse que as congregações crescem em tempos de ansiedade. “Quando as pessoas se sentem abaladas até o âmago, isso pode abrir portas”, explicou.”

Ótimo. Então as pessoas estão perdendo seus empregos e suas casas para que as igrejas possam fazer mais fiéis.Como no malfadado ideograma chinês, crise e oportunidade se encontram e passeiam no parque de mãos dadas.Imaginem a alegria do caridoso Reverendo Bernard quando tivermos um terremoto acompanhado de uma erupção vulcânica e seguido por um tsunami." (Atenção: este texto é de Renzo Mora)

Nenhum comentário:

Postar um comentário