16 de outubro de 2010

NA MARÉ ALTA DO PLEBISCITO


O truque é simples, mas funciona: atribuir aos outros o que se costuma fazer. Por exemplo: populismo. Acusaram Vargas de populista, mas os programas “sociais” do atual governo compram voto, tendo inclusive inflado a conta do eleitor dias antes do primeiro turno. Vargas criou as leis trabalhistas, que é o maior programa de distribuição de renda do país, incluindo aí a aposentadoria. Seu programa social era fundado no emprego, não no desemprego.

Outro exemplo: corrupção. Por muitos anos, os atuais governantes bateram nos seus adversários acusando-os de corruptos, muitas vezes com razão. Mas o que fizeram quando chegaram ao poder? A Procuradoria Geral da Justiça, que identificou no Palácio do Planalto uma quadrilha na época do mensalão, sabe. O caso Erenice apenas confirma. Mais um? Calúnia. Chamar o eleitor da oposição de direita e dizer que a oposição venceu em alguns estados porque neles há agronegócio, como disse a ex-filósofa Marilena Chauí, está abaixo do sofisma, é mentira pura e simples. O agronegócio faz parte da política federal, não é exclusiva dos estados, que história é essa? Nunca a cana, a soja e o gado avançaram tanto, devastando o meio ambiente.

Que esperar de uma intelectualidade que utiliza argumentos obscurantistas? Tantas cabeças coroadas da cultura fazendo roda em torno do continuísmo mostra o quanto descemos a ladeira nestes novos anos de chumbo. Outra: Tarso Genro diz que a vitória da oposição será golpe. Claro, um golpe nas pretensões continuistas. Estão desesperados. Vai acabar a boca federal. A violência come solta, a miséria se espalha, a infra-estrutura se esfarela e o país quebra enquanto o governo posa de grande realizador. A oposição precisa atacar o monstro na sua essência e desmascarar suas falsas virtudes, e não deixar-se levar pela orquestra das mentiras. Pois agora basta fazer uma “reportagem” para virar prova. Não comprovam nada, apenas berram diante do iminente veredicto das urnas

Houve corrupção na Casa Civil, o PNDH-3 quer legalizar o aborto e prostituição e a candidata participou de um assalto Onde está a calúnia? O que define esta campanha não é a calúnia, é a cara-de-pau de quem se diz vítima sendo algoz. O que a candidatura oficial diz é truque, o que promete é falso, o que propõe é sem consistência e seus índices nas pesquisas são suspeitos. Lula não tirou 33 milhões do buraco, Lula abriu um buraco nas contas públicas e nele enfiou 198 milhões de brasileiros.

O aparelhamento da chapa da situação mostra um comportamento coeso, de quadrilha, enquanto a oposição, de união nacional, tem vários problemas, como é comum acontecer numa frente ampla. Isso dá credibilidade ao candidato, que é de união nacional, não do PSDB. Serra conseguiu chegar porque transcendeu o partido. Muita gente que vota em Serra não suporta FHC, que abandonou o candidato no primeiro turno, “elegendo” Dilma antes da hora. O projeto de educação de Serra é um problema, pois seu especialista nessa área, Paulo Renato de Souza, é a favor de privatizações e da aprovação por decreto.

Serra saiu-se bem ao dizer que iria reforçar a Petrobras e reestatizar os Correios. Não deve morder a isca dos continuistas, que querem identificá-lo com a anti-soberania, enquanto remuneram regiamente os especuladores abrindo um rombo nas contas públicas. A dívida pública saltou em oito anos de R$ 700 bi para R$2,2 trilhões.

Fui empurrado, pelo governo, do voto nulo para o voto de oposição, de união nacional. Serra precisa transcender o partido, deixar seus aliados problemáticos de lado, como Aloysio Nunes e seu Paulo Preto, Mônica Serra e seu aborto, FHC e suas privatizações. Deve continuar encarnando o voto anti-Lula, anti-continuismo, anti sucateamento da soberania. Não é possível suportar tanta mentira. Os fundos de pensão adoram especular com a Petrobrás, mas acusam Serra de querer privatizar a Petrobrás. Isso é só um exemplo da mentirada oficial.

Derrubar economicamente a classe média e subornar as classes C e D com crédito podre (o que vai estourar em 2011) é outro. Basta uma inundação para vermos estradas se esfarelando, barracos em todo o país. Essa é a potência de Lula.

Não acredite em pesquisas compradas. Faça como a maioria do povo brasileiro. Vote oposição, vote anti-Lula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário