22 de março de 2014

DOIS LIVROS VOLTAM À ESTRADA




 

 Nei Duclós
 
Lanço em PDF dois ebooks: um de poesias, NO MEIO DA RUA, publicado originalmente em 1979 pela L&PM, e o romance UNIVERSO BALDIO, que foi publicado em 2004 pela Francis. São edições do Autor. Quem quiser adquirir, basta mandar um email para neiduclos@hotmail.com. Há duas opções: o preço básico, de 30 reais o exemplar, ou a colaboração em aberto (qualquer quantia, para que não haja empecilhos para quem quiser ler).

Vocês vão gostar. Mario Quintana e Raduan Nassar gostaram.


O primeiro poema que li, de Nei, assim começava: "Olhem o animal da palavra". Era eu. No tempo em que ele o publicou não pude agradecer-lhe. Pois foi quando se dera na Europa e nas Américas aquele histórico e súbito movimento de maturidade e independência dos jovens – os quais se apresentavam de longas barbas, não para imitarem seus venerandos avós, mas sim, creio eu, numa espécie de reencarnação do homem das cavernas -, visto que era preciso recomeçar tudo. Ora, como eu ia dizendo, não pude agradecer pessoalmente ao poeta, pois jamais conseguia diferençar um barbudinho de outro. Sei que agora ele está barbilampinho. Mas noutra cidade, onde diz coisas assim:
"Não posso deixar de trair o meu sossego".
(Do Prefácio de Mario Quintana para No Meio da Rua).

 


"A frase é sempre boa, as descrições precisas, a narrativa um tanto sincopada, sobretudo no Primeiro tempo, ainda que passe eficientemente ao leitor o quadro de comtestação à repressão e seus desdobramentos. No Segundo tempo, emerge o espectro do caudilho Honorio de Lemos, voluntarioso, portador de uma linguagem dura e asborosa, um homem da terra (do Sul), e a ficção acontece. Desconfio, meu caro Nei, que o teu romance comece no Segundo tempo."
(Raduan Nassar, em carta ao autor, sobre Universo Baldio).