27 de fevereiro de 2013

OFICINA VIRTUAL: ESCREVER, A QUE SERÁ QUE SE DESTINA?


Nei Duclós

Uso o verso de Cajuína, de Caetano Veloso, substituindo o verbo viver por escrever, para abordar um trabalho que desenvolvo há décadas e só agora formato como um curso, que é dado virtualmente e de maneira personalizada. A literatura, o jornalismo e a linguagem acadêmica ou corporativa ocuparam meu tempo por mais de 40 anos de vida profissional e pode-se dizer que essa experiência gerou um acervo pragmático e útil para quem se dedica ou quer se dedicar às palavras.

Pessoas de mais de uma geração me tratam informalmente de mestre, o que me deixa feliz, pois é o reconhecimento de que minhas orientações funcionam. Não é nada burocrático nem, acredito, parecido com as oficinas que estão sendo dadas, já que abri caminho nessa área lendo e exercendo os ofícios do verbo, e uso vivência e leitura a favor de conceitos e exercícios repassados de forma rigorosa, útil e muitas vezes prazerosa, já que escrever faz parte da nossa alegria e também da sobrevivência.

Trabalho com o acervo do aluno para que ele possa desenvolver suas técnicas, habilidades, vocações. A partir do que é escrito, vamos trabalhando para desatar nós, chamar a atenção para problemas e apontar caminhos. Uso, ao mesmo tempo, uma seleta de textos que abordam a linguagem e seus vários desdobramentos., que produzi e vou colocando na roda para o debate. E há algumas referências básicas dos grandes mestres, que sempre estão a nosso dispor.

O curso é de três meses, três vezes por semana (aulas de uma hora on line). Três prestações de 250 reais, em parcelas pagas adiantadas. Quem se interessar, é só escrever para neiduclos@gmail.com . Quem fez ou está fazendo, aprova.