29 de setembro de 2003

PROJETO ABRE-GAVETA


Escrever é uma atividade que não deve ficar obrigatoriamente restrita ao universo das redações. Assim como fotografar deve ser o desenvolvimento de uma arte e não apenas o ato de cumprir pautas e fazer coberturas. O talento, recurso natural não renovável, precisa deixar de ser desperdiçado. Na edição de hoje, algumas idéias para ajudar a resolver o impasse.

LIVROS – O Projeto Abre-Gaveta precisa ser uma iniciativa de um grupo de jornalistas interessados em fazer valer o direito fundamental do profissional do ramo, ou seja, trabalhar no sentido de alcançar a permanência do que produz. Se houver apoio do Sindicato e das empresas de comunicação, melhor. Deve ser uma ação sem fins lucrativos e que trabalhe a favor do que temos dentro dos jornais, revistas, rádios e televisões. E mesmo fora desse circuito, entre os jornalistas autônomos (muitos deles, procuram achar uma saída com seus próprios recursos, o que costuma ser um processo demorado e muitas vezes doloroso) . A idéia é simples: ter uma equipe mobilizada para detectar o que se faz entre os jornalistas e que tenha permanência. Podem ficar de fora os autores que já possuem editora, que já dispõem de uma carreira nessa áreas e que portanto não precisam disso, já que sabem se virar sozinhos. O objetivo é alcançar não só os estreantes, mas os veteranos que por muito tempo acalentam a vontade de ter um livro publicado e não conseguem. Primeiro, é importante ir atrás do que já está pronto: quantos romances, livros de reportagens, peças de teatro, poemas, existem na gaveta? A equipe do projeto iria atrás desse acervo para ajudar a viabilizar, digamos, o “produto”.

REPERCUSSÃO – Por que falo nessas coisas? Primeiro, pouca gente lê esta coluna. Segundo, parece que advogo em causa própria, o que não é verdade. Meu trabalho como escritor vive altos e baixos, mas já tenho alguma coisa publicada. Penso nos grandes talentos que, com o tempo, desistem, deixam para lá, esquecem, ou simplesmente escutam o canto de sereia do deboche, do pragmatismo (“isso é coisa de amador! Você não vai conseguir!") ou da complexidade do trabalho. O Projeto Abre-Gaveta, depois de ajudar a editar (em parceria com editoras ou por conta própria) os livros prontos, iria atrás dos projetos e ajudaria o autor a se dedicar a eles, por meio de apoio. Como seria esse apoio? Falo em tempo, espaço e recursos. É preciso que o jornalista reserve uma parte do seu tempo oficial de trabalho para se dedicar aos seus projetos. Como nossas empresas de comunicação não dispõem nem de uma biblioteca, vai ficar difícil que isso aconteça. Mas como esta coluna, repito, é um exercício de imaginação, penso na possibilidade de implantar espaços específicos para os jornalistas desenvolverem seus projetos. Ganhariam xiz expedientes por mês para fazer isso. Essa providência ajudaria a discipliná-los para um trabalho que normalmente fica para outro dia.

RESGATE - O espaço pode ser fora da redação, num lugar à escolha do autor, que fosse ajudado a desenvolver seu trabalho alternativo. Lembro de um economista que retira-se por um mês (acho que é o Eduardo Giannetti da Fonseca) num pequeno hotel em Minas para escrever um livro. E sempre dá certo. Pois esse autor poderia passar um tempo (fora do seu direito de férias) retirado, por exemplo e voltaria com seu projeto pronto. Aí receberia apoio da equipe mobilizada para esse fim para colocá-lo na praça. Todo mundo tem a lucrar. As empresas, que assim fariam algo significativo na área de recursos humanos. Os autores, por motivos óbvios. E o mercado, que teria novos produtos, de autores traquejados na lide diária. Serve também para uma série de livros de fotografia, por exemplo. Serve para alguém dedicar-se a resgatar grandes reportagens do passado e lançar uma coleção. Serve para ajudar novos autores, para dar algum retorno aos antigos, para recuperar e tornar permanente o talento que nem sempre é usado no dia-a- dia. O Projeto Abre-Gaveta seria também um estímulo para que o talento volte ao exercício da profissão. Seus produtos serviriam de parâmetro, diferente daquelas leis inspiradas no pão-pão-queijo-queijo.

RETORNO – Enorme alegria em receber e-mail do meu amigo Antenor Nascimento, escritor e jornalista de primeiro time, homem de Veja e de tantos outros veículos importantes, de texto impecável e índole pacífica, que me aturou por algum tempo na Istoé do final dos anos 80 e que lembra os fechamentos nas nossas “madrugadas intermináveis, das máquinas olivetti Lexicon, e do gim tônica no Gigetto.” Tinha esquecido, Antenor, que a Olivetti era a Lexicon. Como isso foi possível?

Nenhum comentário:

Postar um comentário