22 de agosto de 2016

DOMINGO DE OURO



Nei Duclós

Não tive condições cardiovasculares de acompanhar a prorrogação. Obedecendo a alguns sinais, me recolhi, mas assim mesmo vi os minutos finais. Nos pênaltis, só assisti os replays. Descobri depois que o goleirão Weverton fez o mesmo, deu as costas para o pênalti decisivo batido por Neymar. Ficou olhando a torcida e só aí ganhou coragem para se virar e comemorar. Galvão entregou que o Arnaldo Cezar Coelho também não olhava a batida dos pênaltis. É preciso se preservar.

No fim deu tudo certo. Houve desperdício do momento de grandeza, como o jogador alemão que fez com os dedos o 7 do nosso vexame na Copa. E um pouco também de Neymar que repetiu Zagallo dizendo que vão ter que o engolir. Ou seja, não se pode criticá-lo quando joga mal? Empatar com o Iraque, país bombardeado em guerra, foi o máximo. Depois da visita do Tite e do puxão de orelhas coletivo da crônica esportiva e dos torcedores, eles deslancharam.

Os mesmos torcedores que vibraram com o ouro criticaram no início do torneio. Faz parte do jogo.;Não nos conformamos em ser eliminados na primeira fase, como aconteceu na Copa América. E corremos esse risco nesta Olimpíada Chega de pagar mico. Somos pentacampeões e os atuais campeões olímpicos por mais quatro anos.

O mérito é de toda a seleção. Destaque para o goleiro que pegou o pênalti e para Neymar,que fez aquele golaço por cobertura, de falta, na gaveta. E que não tremeu na hora de decidir definitivamente. O goleiro foi fundamental, mas Neymar foi o grande protagonista. Isso ninguém tira dele.

É preciso comentar também a porção espiritual do espetáculo. A bandana branca com 100% Jesus de Neymar e a declaração de Weverton que Deus deu uma segunda chance ao Brasil devem ser levados em consideração. Estamos aqui de passagem. Somos responsáveis por nossos atos, mas estamos à mercê do destino, do imponderável. O travessão poderia nos trair. A paradinha antes do chute poderia não funcionar. Não que Deus jogue ou fiscalize. Mas deve prestar muita atenção. Olhando os lances de frente, espero.


Nenhum comentário:

Postar um comentário