12 de dezembro de 2012

2012, UM GRANDE ANO



Nei Duclós

Este ano de 2012 mudou tudo em minha vida profissional. Depois de décadas dedicado ao ofício, enfim posso me considerar apto a assinar nas fichas de identificação Profissão: Escritor. Impressionante o número de acontecimentos registrados numa sucessão de boas notícias, que compartilhei nas redes sociais com todos os que acompanham este trabalho.


Vamos pegar desde o primeiro lançamento:

LAGUNA, OBRA E PAISAGEM – O belíssimo livro da Editora Expressão que assinei, acompanhado pela programação visual de Luiz Acácio de Slouza, fotos de Edson Junkes e pesquisa de Ida Duclós, foi lançado em 2011, mas considero o início do milagre que se seguiu agora em 2012. Por isso o incluo nesta retrospectiva. Um breve e poético resgate da história, da arqueologia, da paisagem e da arquitetura da jóia do litoral catarinense.  Sucesso absoluto. Ganhei um belo reparte e fiquei com apenas um exemplar.

PARTIMOS DE MANHÃ – Meu amado livro cultivado e trabalhado por dez anos enfim veio à luz numa edição primorosa do IEL/Corag. Lançado em agosto dentro da Coleção Originais do IEL.  Dividido em três capítulos, Amor É Morar na Palavra, partimos de Manhã e Terra, é um exerício de linguagem, uma reflexão sobre as possibilidades do verbo, um mergulho na memória e uma celebração da pertença à nacionalidade e ao mundo contemporâneo. Também vendi praticamente todo meu reparte. Encontrável no blog do IEL via internet.

EBOOKS -  Como noticiou generosamente a Zero Hora e o Diário Catarinense, lancei quatro livros digitais no segundo semestre. Uma reedição fac-similar da minha estr[eia em 1975, o Cult livro de poemas OUTUBRO, inesquecível objeto de amor de várias gerações; meu segundo livro de crônicas, BEIJO ENTRE NUVENS, com programação visual de Juliana Duclós, que também produziu ARRASO POEMAS DE AMOR (seleta de gigantesca produção na área da poesia romântica) e JACK O MARUJO, uma paródia de aventuras escrita em tuits. Eis um nicho promisor, ainda no início entre nós, mas já consolidado como opção viável no mercado livreira. Foram muitos exemplares vendidos.

PAMPABISMO/ENIGMINAS: CONVERSOS – Meu livro finalista do Prêmio Açorianos de CriaçãoLiterária/Poesia, rigorosamente inédito e enviado aos promotores sem identificação do autor, como manda o edital,  foi selecionado entre 61 concorrentes. Ficou entre os cinco finalistas. Dividido em três capítulos, trabalha o conflito entre dois mitos regionais e busca sua transcendência por meio da conversão que supere os limites tanto da História quanto da poesia. Será lançado rapidinho em ebook, ainda este mês.

A TRILHA DA LUA CHEIA -  O segundo livro da série Diogo e Diana, que escrevo junto com o autor do projeto, Tabajara Ruas , teve belíssima edição da Record e finalmente atendeu os leitores que ficaram encantandos com o primeiro volume. Um mergulho na ilha de Santa Catarina e seus mitos, uma aventura repartida entre adultos e adolescentes, os superpoderes e os pesadelos, tudo incluido numa história surpreendente.

ANTOLOGIA – Tive a honra de participar do lançamento da editora Proa, de Uruguaiana, do PEQUENO INVENTÁRIO POÉTICO DA FRONTEIRA OESTE, organizado por Vera Molina. Compartilho o espaço deste livro com poetas maravilhosos da minha terra, uma companhia que só me dá alegrias.

EDIÇÃO DE TEXTO -  Fui o responsável pela edição de texto do belo livro FUTEBOL, O JOGO DA MEMÓRIA: UM ESTÁDIO NO CORAÇÃO DA CIDADE, do jornalista catarinense Polidoro Junior, sobre o lendário estádio Adolpho Konder, em Florianópolis. O livro, lançado no segundo semestre, teve programação visual de Luiz Acácio de Souza e pesquisa de Ida Duclós. Um painel sobre o nascimento e esplendor de uma arte que veio de longe e floresceu no coração do povo.  

PRONTOS PARA SAIR – Ainda lanço brevemente meu primeiro livro de contos, em ebook, MÁGICO DESERTO, tão esperado que já está tendo compradores em advance. No preparo, meus dois livros de ensaios AS RUINAS DO DISCURSO (sobre livros e literatura) e TODO FILME É SOBRE CINEMA  (coletânea sobre a Sétima Arte). E mais três livros de poemas, que ainda são segredo (uma continuação do Arraso, um novo volume na linha de Outubro e Partimos de Manhã e mais uma seleta de frases sobre relacionamento amoroso). E aguardo o lançamento da nova antologia de poetas do Sul promovida pela Assembléia Legislativa do RS, a cargo do poeta Dilan Camargo.



COLABORAÇÕES NO JORNAL OPÇÃO -  Tenho publicado semanalmente ensaios sobre literatura , História e cinema no espaço cultural editado por Carlos Willian no Jornal Opção . São trechos dos meus livros ainda inéditos de ensaios, com novas costuras de autores e obras. Um exercício gratificante de reflexão e construção de abordagens com os olhos livres, na mais legítima tradição do universo ensaístico.  


REDES SOCIAIS – Deixo por último o registro do gigantesco, inumerável acervo lançado diariamente nas redes sociais: facebook, Twitter, blog e site, e também em colaborações fixas para espaços digitais importantes como a Página Cultural. Poemas, artigos, crônicas, um tsunami produtivo que compartilho com  mais de 4 mil seguidores no TT e quase 1.500 no face. Fonte da maioria dos meus livros (menos, claro, os que reservo o ineditismo e oclusão da autoria, para cumprir determinações de editais) o universo digital é o sonho que tivemos a vida toda: o fim da gaveta e o encontro prazeroso e gratificante com autores e leitores.

O retorno que tenho recebido por esse trabalho é profundo, amplo, indescritível. Não há como agradecer suficientemente. É uma dívida impagável, que costumamos ter para com as pessoas mais queridas e importantes.