18 de agosto de 2007

TERREMOTO NA PIRATARIA


Os sanguessugas conseguiram: especularam em cima de créditos imobiliários pôdres e desencadearam um efeito dominó no sistema financeiro globalizado. Os Estados Unidos aplacaram momentaneamente o fluxo que levará à quebradeira geral ao abrir mão de juros. Aqui é o contrário: estuda-se um aperto fiscal e financeiro. Com isso, a CPMF (aquela tunga em que te raspam os trocos) não será erradicada. Ao contrário, são capazes de criar a CPMF linha ou 2.

É tocante ver o ministro Mantega (egresso da universidade direto para a gestão da ciranda financeira no Brasil) dizer, primeiro, que a economia brasileira é tão sólida que jamais a crise iria nos atingir, para depois dizer que estamos de olho no furacão e finalmente anunciar mais arrocho. É a cretinice no seu mais alto grau. Fazem isso porque contam com a manipulação da mídia, aparentemente tão contra o governo, o que é uma asneira sem tamanho.

No jornal da Globo, aparecem as manifestações pelo mês de luto desde o acidente da TAM. Como termina a matéria? Com o Nelson Jobim assistindo a missa, o que é uma falácia, como se o ministro participasse do luto. Jobim encomendou aquela missa que aparece no noticiário, enquanto as missas dos parentes, sem a presença de Jobim, aconteceram em outros lugares. Mas o noticiário garantiu que aquele era o evento para fechar a matéria.

Lula promete ajuda ao Peru, como se não tivéssemos aqui nossas grandes tragédias. O Estamento, os donos do poder, vive num mundo à parte. Inclui-se no mundo rico, dando a mão para quem precisa, fora das nossas fronteiras. Por aqui, arrocham a população com uma política econômica vampira enquanto distribuem esmolas para algumas parcelas dos votantes.

SIRIGAITA - A Globo vai ter que dar um nó em pingo d´água para evitar um desastre em seu próprio território, a indústria audiovisual. Ao tentar erradicar e perseguir a dança do siri, invenção do programa Pânico, da concorrente Rede TV!, está dando um tiro no pé, pois admite que pode ser contestada visualmente, espaço onde possui domínio quase abolsuto. A dança do siri virou guerrilha quando o pessoal do Pânico prometeu premiar quem conseguisse fazê-la diante das câmaras da Globo.

A única saída é colocar todo o elenco da Globo, jornalistas inclusive, a fazer a dança do siri. Isso iria esvaziar o concorrente. Tão simples assim. Não seria uma capitulação, mas mais um lance de antropofagia cultura, tão ao gosto do império global. Deveriam todos dançar a dança do siri e contar a verdade para a população sobre a crise financeira e as grandes tragédias como a do Peru: quando o bicho pega, não há salvação.

Não me venham dizer que existe ajuda internacional. O troço tremeu dois minutos e o país, que não foi feito para esse tipo de contratempo, ruiu. Imaginem isso por aqui. Já vivemos num estado permanente de ruínas. Mas está havendo reação. O luto pelo acidente da TAM está movimentando a insurreição. Pânico fatura como nunca. Pena que o boxixo contra a CPMF não foi adiante, deveria ir.

RETORNO - Imagem de hoje: cachorro espera o dono, no aeroporto de Congonhas. Foto de Helcio Toth.

Nenhum comentário:

Postar um comentário