6 de setembro de 2017

SÉRIE OZARK: COMO LAVAR DINHEIRO



Nei Duclós

Recomendo fortemente (é bom colocar fortemente, é como dizer a rigor, dá uma certa consistência ao que se diz) a série lançado em julho pela Netflix, Ozark, criada por Bill Dubuque e Mark Williams com Jason Bateman, Laura Linney, Sofia Hublitz, Julia Garner, entre outros. É sobre lavagem de grana, ensina como fazer quando alguém encontra uma mala com 5 milhões de dólares dentro.

É a história de um investidor que trabalhava em Chicago a serviço de um cartel de drogas do México e caiu numa armadilha: seu sócio (que era agente infiltrado do FBI) desviou oito milhões de dólares da máfia nesse processo de legalizar a bufunfa arrecadada pelo vício. Para escapar, ele promete lavar US$ 500 milhões em cinco anos num balneário do Missouri, Ozark, onde leva seus oito milhões num teste para o chefão bandido, e se mete em mil trapalhadas, negócios e chantagens junto com a família que o insulta diariamente - um casal de adolescentes e uma esposa infiel, que o traiu com o advogado.

Muito a propósito, não? Mais não falo porque ainda estou vendo. É divertido. Mas aviso: é tudo num país sério, onde a lavagem é feita em espeluncas como cabaré de strip tease ou pousadas detonadas de beira de praia. Com polícia, Justiça e receita federal atentos. Diferente daqui, onde se lava dinheiro com mega empresas, loterias corrompidas etc. nas fuças de todo mundo e com participação direta do governo. Ou seja, nosso sistema é mais “avançado” (quem precisa de paraíso fiscal se existe o Brasil, essa zona franca e risonha?), mas é bom saber como funciona num país real. Vai que um dia a gente viva num lugar assim.

A série lembra um pouco Breaking Bad, o que não a desqualifica, ao contrário.


2 comentários:

  1. Camila Coutinho9:26 PM

    O gênero de suspense nunca foi um dos meus preferidos, porém devo reconhecer que Sully, aqui deixo o link com os próximos horários http://br.hbomax.tv/movie/TTL607756/Sully-O-Heroi-Do-Rio-Hudson, foi uma surpresa pra mim, já que apesar dos seus dilemas é uma historia de horror que segue a nova escola, utilizando elementos clássicos. Com protagonistas sólidos e um roteiro diferente.

    ResponderExcluir