30 de setembro de 2017

ALBENEIR: LIÇÕES DE UM CRAQUE



Nei Duclós


Quem sabe, ensina. O craque Albeneir Marques Pereira desenvolveu seu talento nos campos de futebol da várzea e dos grandes estádios, aprendeu o ofício como poucos e na aposentadoria já deu aulas de futebol para a meninada. A formação das novas gerações por meio dos estudos e dos esportes cria chances de uma vida saudável para o futuro e Albeneir faz parte desse cenário.

Agora, onde a vida moderna dificulta o futebol de várzea como celeiro formador de craques, é mais do que nunca necessário que a experiência de craques como Albeneir seja repassada adiante por todas as entidades e profissionais envolvidos com o futebol, onde o ensino escolar acompanhe o aprendizado de nosso esporte nacional.

Albeneir é um dos orientadores que desenvolve trabalho social, conhece a profissão como poucos e gosta de estar em contato com as pessoas que precisam de apoio para superar as dificuldades que enfrentam na vida. Principalmente os jovens, sedentos de bons exemplos e com talento para se tornarem grandes jogadores.

Futebol faz parte da formação cultural da sociedade brasileira e tem acompanhado o desenvolvimento de Santa Catarina, não só por trazer divisas ao estado, como por ser parte importante da nossa história, motivando a todos e contribuindo sempre com novos talentos.

Trata-se de um polo de atração para quem quiser aprender para a vida. A coleção Eternos Craques, de Polidoro Junior, que é inaugurada em seu primeiro fascículo com a trajetória de Albeneir, O OPERÁRIO DA BOLA, se insere nessa linhagem a favor da formação das novas gerações a partir da experiência de quem veio antes. O poder público e a iniciativa privada, unidos, podem fazer muito para implementar uma política de fôlego que beneficie os talentos e ocupe as mentes de quem chega para viver e vencer.

Participei, como editor de texto, pela quarta vez de um livro sobre esportes dirigido pelo autor Polidoro Junior, e fazendo parte da equipe que tem como ponta de lança nosso Luiz Acacio de Souza, diretor de arte, produtor gráfico e incentivador de bons projetos, e o apoio fundamental na pesquisa de Ida Lobato Duclós. Foi importante o depoimento detalhado do craque, dono de memória privilegiada, para que chegássemos a um bom resultado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário