26 de abril de 2007

JORNALISMO CHAPA BRANCA

O jornalismo chapa branca cresceu e se multiplicou. Virou coisa fina. Hoje, o jornalista chapa branca diz que não vai permitir nenhum jornalismo chapa branca. É para esses jornalistas que dependem de salário (ha ha ha) aprenderem a respeitar a ética do Estado de Direito. Se os jornalistas resolverem ser chapa branca, ou seja, dar bandeira de que estão trabalhando para o governo no lugar onde estiverem, então cuidado. A caneta que libera um bilhão de reais por ano não vai ser condescendente com esses relapsos. É preciso prestar atenção ao puxar o saco. Basta que a puxação de saco vire reportagem, aí sim a coisa funciona.

Se você fizer uma denúncia e for condenado pela Justiça, não importa se sua defesa nem foi lida antes da sentença ser proferida favoravelmente ao chapa branca mor. Ele enfeixa hoje toda a credibilidade da ética do Estado do Direito, entende? Nem é preciso piscar para inocentá-lo das acusações. Ele é um cara que tinha a imagem excessivamente ligada ao monopólio, então deu uma passada rápida por outra rede para que sua imagem tomasse esse ar clean e ético tão necessário ao novo jornalismo chapa branca. E se você decidir fazer jornalismo mesmo, não dando bola para a cor da chapa, então ferrou. Você pode acabar indo abrir um restaurante ou se aposentar precocemente. Ou então o lugar onde você trabalha será transformado numa lanchonete.

É preciso respeitar o estado de Direito. Ele está sendo muito bem observado pelos guardiões da moral e dos bons costumes. O governo pode lamber as botas do Hugo Chávez como bem entender, baixar as calças para o Evo Morales, entregar de bandeja a Amazônia para os gringos. Se ele está garantindo um trilhão de dólares de lucros para os bancos no semestre, ele é confiável. Tão confiável que precisa de um super jornalista chapa branca, daqueles que falam com a boca mole e olham firmes e determinados para o nada.

Não seja implicante e vá sorvendo sua cervejinha no happy hour. Há uma limusine imaginária com chapa alva como a neve te esperando para levar para casa. Se você contrariar por ser um implicante, então você não é ético e não merece o estado de Direito. Eta povinho besta, como odeia a democracia que nós preparamos para ele. Vai entender. Temos uma constituição que faz água por todos os incisos, um judiciário que é um primor, uma elite política que não deixa margem para dúvidas, uma bandidagem eficiente e com pegada, uns banqueiros que são o fino, uns aventureiros do bem bom com sotaque de Massachussets. Para que mais?

O Brasil se levantará para tomar mais uma. É o que todos esperam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário