31 de outubro de 2015

O LEGADO DE MIGUEL LOBATO DUCLÓS

Dos 19 aos 37 anos, de 1997 a 2015, meu filho amado que se foi para sempre criou e desenvolveu um vasto acervo virtual de conhecimento, que foi pioneiro num país onde a universidade tinha a princípio preconceito contra a internet. Um espaço que atraiu milhares de estudantes e que foi responsável pela introdução à Filosofia e atualização do conhecimento para mais de uma geração de alunos, que se mostravam admirados e agradecidos, como atestam as inúmeras cartas recebidas e publicadas.

Muitos chamavam Miguel Lobato Duclós de Mestre, que com sua humildade e foco apenas na importância de repassar o que sabia ou procurava saber, não fazia questão de nenhum título. Foi professor sem ter sido oficialmente reconhecido e foi permanente estudioso de tudo o que importa.

Seu site, que o sustentou por muitos anos e chegou a ter uma média de 35 mil visitas/dia, é seu legado. "Cumpriu sua missão", disse Frei Carlos na cerimônia de ontem. "E agora chegou seu momento".

Cedo demais, filho amado, cedo demais. Dor insuportável;.


Consciência.org - Filosofia e Ciências Humanas
É um espaço virtual de estudo, pesquisa e ensino. Tradicional site de filosofia, ampliou o leque temático para abranger outras ciências humanas: História do Brasil, História Geral, Literatura, Antropologia, Sociologia, Linguística e áreas afins.

Publicamos trabalhos acadêmicos, ensaios e artigos dentro desta proposta, resumos, resenhas, biografias e apresentações de filósofos e pensadores antigos, medievais, modernos e contemporâneos nos textos introdutórios e ebooks e textos de autores clássicos digitalizados na Biblioteca. O site conta com outras seções, como os Testes de Filosofia e o Fórum de Debates. Explore a estrutura de navegação através dos índices estáticos, categorias e tags para encontrar assuntos de seu interesse e use a Pesquisa Interna para localizar palavras-chave dentro do acervo. Veja na seção de colaborações como contribuir.
Temos 1881 posts publicados no site.


O PIONEIRO

Quinze anos atrás, a IstoÉ detecta a emergência da filosofia na Internet e destaca um dos seus protagonistas: Miguel Lobato Duclós, na época com 22 anos, e seu megasite consciencia.org que já tivera 100 mil acessos. O pioneiro que abriu caminho com as novas ferramentas do conhecimento.
http://googleweblight.com/…

2 comentários:

  1. Divida conosco, Mestre Nei, a sua dor, queira podermos ajudá-lo na superação. Abraços. Pedro

    ResponderExcluir