27 de setembro de 2014

LUGAR DE BARCOS, DE JOÃO BATISTA REZENDE



Nei Duclós

Alguns dados dizem pouco do oculto poeta João Batista Rezende (na foto, com seu livro). É gaúcho de Restinga Seca, que pertencia a Santa Maria, nasceu em 1956 e mora em Garopaba, SC, há 30 anos. Participou da antologia Teia 2, nos anos 70, de Porto Alegre, livro que também conta com alguns poemas meus. Mas o importante é que ele lançou em maio de 2013 o excelente LUGAR DE BARCOS, editado pela Maré – Movimento Açoriano de Resgate, com ilustrações de um artista local, Licínio e com muitas invenções poéticas, apresentadas de maneira graficamente diversa e que contém alta voltagem de poesia, o que é raro em qualquer época e em qualquer país. Bom demais, Rezende detona com seu livro de 70 páginas.

Selecionei alguns trechos de poemas, para mostrar a dimensão da sua criação primorosa.

“O meu jogo de xadrez com o tempo
É o mar batendo na pedra
e a flor com raiz na espera
ciente, vou perder
mas perco limpo

*

A poesia morre quando o olhar vicia na mesmice
Mesmo que tudo seja belo e se torne familiar
Poetizar seria só mente olhar

*

Se eu bato a porta do meu ver
não hei de ver o mar que me adotou

 *

Entre um olhar e outro
ela me acertou em seio

 *

Desde o instante em que a lua provocou o lobo
a selva deixou de ser apenas sobrevivência

*

Sim sou poeta
e ainda tem gente
que quer que eu escreva “

(João Batista Rezende)

Um comentário:

  1. Anônimo9:44 PM

    Você tem noticias do Poeta João Batista Resende? Não consigo falar com ele no Whats. Ele estava doente. Por favor. se souber me avise como está meu amigo. Grata. Susana Freitas Facebok

    ResponderExcluir