26 de janeiro de 2011

COMPROMISSO NÃO É OPRESSÃO


Só estou perguntando. Paulo Freire é ou não a fonte dessa pedagogia que deixa as criaturas soltas e analfabetas passando por decreto? O ensino stalinista para crianças do MST, que em classe levantam o punho cerrado, tem tudo a ver com as teses de Paulo Freire. Ou não? Deve haver estudos sobre o estrago que Paulo Freire provocou no ensino do Brasil, aliado ao pragmatismo gramsciano. Ou é proibido criticar?

Ao tratar o aluno como "oprimido", Paulo Freire o desvincula do sistema de ensino e o coloca contra a autoridade mais próxima, o professor . Ao denunciar o sistema de ensino como opressor, Paulo Freire prega a dispersão sob o álibi da libertação e da solidariedade. A pedagogia do oprimido tem efeito contrário. Criou gerações de pedabobos e instaurou a violência nas escolas,onde todos se sentem oprimidos.

O que funciona num sistema de ensino é a disciplina para o aprendizado do conhecimento. Você ensina a aprender e isso gera cidadãos livres. O ensino não despeja conteúdos, opressores ou libertários. Mas trabalha aprendizados fundamentais para capacitar alunos para o conhecimento. Paulo Freire consegue idiotizar todo o sistema de ensino, que adquire a soberba pseudorevolucionária da ideologia mal assimilada

Detector de metais nas escolas tomadas pela violência generalizada não é uma obra que brotou da natureza. Foi implantada pela ideologização . Como se explica que em regimes autocráticos tenham surgido movimentos estudantis libertários? Porque os alunos eram alfabetizados! Em nenhum lugar do mundo o ensino abriu mão da alfabetização, só no Brasil! O sistema de ensino é tradicional principalmente nos países socialistas. Vejam a China, que ganha todas as paradas de concursos entre alunos do mundo todo. Mas aqui os “revolucionários” resolveram reinventar a roda e sucatearam a educação.

Você não pode passar a criatura analfabeta por decreto e depois facilitar sua entrada na faculdade porque isso é suicídio nacional. Se a pessoa continuar analfabeta para evitar a "opressão" do ensino ela jamais será livre. A analfabetização institucionalizada serve para a sociedade de massas que precisa de individualistas ágrafos para o consumo da idiotia.

Se você se revolta contra o aprendizado, será escravo. Mas ao se submeter, será livre. A soberba leva à tirania e a humildade à democracia . O maior orgulho da minha geração, em qualquer classe social, era ser vitorioso no sistema de ensino. Um reconhecimento que compensava tudo . Na balada em SP, o sujeito levanta o vestido da mulher acompanhada. Sai briga. Ele é "oprimido" e precisa ser "livre",entende? É o que aprendeu .

O truque dos grandes pedabobos que enriqueceram com a pedagogia do oprimido ( não me refiro ao próprio Paulo Freire, mas a alguns seguidores) é fazer críticas pontuais ao que eles mesmo inventaram . Os "ajustes necessários" são apenas areia nos olhos da percepção pública, que tenta enxergar o crime cometido contra o sistema de ensino. Reprove o aluno que não estudou. Assim poderá salvá-lo. Se ele passar, vai desprezar a educação.

RETORNO - Imagem desta edição: escola chinesa, cheia de alunos aprendendo. Não tem ninguém "oprimido" no sistema de ensino da gigante socialista: precisa aprender e pronto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário