21 de março de 2009

NOVAS PROFISSÕES


Engenheiro, advogado, jornalista, médico, isso tudo está superado. Agora temos novos ofícios, mais adequados ao grande sucateamento da economia (e, portanto, dos meios de sobrevivência) promovido pelos executivos movidos a bônus milionários extraídos do dinheiro público (com o aval de “Yes we can”, o fenômeno politicamente correto da Casa Branca, o cara que significava a “mudança” do mundo – então, tá). Algumas das novas profissões:

PASSEADOR DE CACHORRO - É a atividade que envolve hoje 90 por cento da população brasileira. Você leva os vira-latas de luxo para cagar na rua enquanto a madame e o magano usufruem da bufunda roubada, com direito a perseguir petizes inocentes e a trancafiar as pessoas por motivos fúteis, enquanto os assassinos, traficantes e corruptos continuam soltos.

GERENCIADOR DE CONTEÚDO - Como conteúdo é o acordo entre o jornalismo e a publicidade, com prejuízo para o primeiro, o Gerenciador de Conteúdo é o que distorce as reportagens até elas viraram uma campanha de marketing. O importante é aparecer em público fazendo caratonhas de produtor de pensamento e achar que as velhas redações eram enfumaçadas e barulhentas, e não como realmente eram, escolas do jornalismo que foi assassinado.

PERSONAL TRAINER DE VERBAS - Você está sofrendo com a crise? Não se amofine. Esqueça os milhares perdidos na grande tunga do final do ano passado e entregue para esse tipo de profissional as merrecas que sobraram, para que ele faça bom proveito delas. Você vai ganhar muitos prospectos coloridos contendo alternativas espertas de como aplicar sua grana, tudo ilustrado com esses desenhos babacas em que as pessoas são retratadas como animais de estimação fazendo cara de que adoraram o estupro.

INSPETOR DE QUALIDADE - Faxineiro da era da globalização. O cara continua limpando latrina, ganhando zero à esquerda, mas exibe uma jaqueta com a identificação de seu importante ofício. Ele cheira os cantos mijados das garagens para ver se algum filhinho de papai fez o serviço e constatando no local a falta de qualidade, dá uma geral. Também costuma ficar nos postos de gasolina esfregando carro importado de exibicionistas que não tem como pagar o seguro do veículo.

DIRETOR DE SENADO - A mais tranquila e bem remunerada das novas profissões. O melhor auge é ser Diretor de Si Mesmo. Você se dá bronca, se demite, se readmite e decide quanto vai ganhar. Mas jamais esqueça de mandar chocolates para a secretária do senador que o apóia. Sem isso, os honorários vão virar uma humilhação e você pode até ser defenestrado via Diário Oficial.

FISCAL DE GOVERNANÇA - Essa palavra, governança, foi criada para as pessoas insubordinados pararem de dizer “para seu governo”, criada no tempo em que havia governo. Hoje ninguém se governa mais e você não pode explodir com a expressão “para a sua governança!”. Rima com pança, com festança, não dá para levar a sério. Mas um Fiscal de Governança pode demitir gente, por exemplo, e por isso ninguém ri nas costas dele.

LUBRIFICADOR DE LOGÍSTICA - Especular com estoques, conseguir preços indecentes para insumos mais tarde vendidos a custos imorais, falar a toda hora Just-in-time e conceituar a vida como oportunidades que surgem da crise, essas são as tarefas do Lubrificador de Logística, um sujeito perigoso que nos fins-de-semana passeia com seu cão fila nos bairros da periferia, para ver se encontra restos sinistros das mercadorias que repassa com data vencida para consumidores sem renda.

MATADOR DE MATADOR - Profissão em alta. Cobra caro e dá cabo daqueles que chantageiam os clientes que mandam matar. É difícil de conseguir um exemplar. Possuem o olho amarelo e só aparecem ao crepúsculo em biroscas abandonadas de favelas destruídas pelo fogo. Você não contrata um Matador de Matador. Você se entrega.

RETORNO - Imagem de hoje: Jerry Lewis em "Errado pra cachorro". O atrapalhado gênio tira um toco das profissões de fantasia impostas pelos sistemas sacanas do poder econômico.

BATE O BUMBO: TRÊS TEXTOS DE HISTÓRIA

Coloquei no site três textos acadêmicos de História, todos orientados por grandes eruditos da USP. Um sobre a atualidade do poeta Michelet, inventor da História moderna e da Revolução Francesa, uma breve análise sobre a linhagem do texto revolucionário na América Latina a partir dos escritos do subcomandante Marcos e o nascimento das Forças Armadas nacionais na Guerra da Independência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário