3 de janeiro de 2008

CORRESPONDÊNCIAS


Algumas cartas mexem demais comigo. Vou colocar no ar algumas delas, para comemorar a leitura, a amizade, a sintonia, o mútuo reconhecimento, a iniciativa de sermos contemporâneos.


CLAUDIO LEVITAN

O multitalento, escritor, arquiteto, poeta, músico, cantor, instrumentista, escritor comenta o primeiro livro da trilogia Diogo e Diana, lançado pela Record.

"Nei: O objetivo desse email é falar sobre DIOGO E DIANA. Que livro maravilhoso! Confirma que somos almas gêmeas, ou que estamos na esfera castañeda da vivência. Nos meus livros, também as bruxas assustam e definem rumos para a descoberta da nossa existência. E uma delas se pendura nas pandorgas dos meninos assoprando destinos e amores.

Mas nada se compara a magia da ilha de Florianópolis que está sendo desvendada por esses jovens adolescentes tão fascinantes! Estou apaixonado pela Diana e pela Suellen, pelas descrições do amor, das diferenças entre o homem e a mulher, pelo carisma do Devoto, pela caça bem sucedida que fizeste dessa fauna tão exuberante de tipos que chegaram na Ilha! Esses 4 jovens nos sucederam e agora estão conseguindo com um jeito mais objetivo enfrentar as "bruxas" desse lugar, lógico, pelas mãos hábeis de um poeta-escritor como o mago Nei e de outro mago escritor e cineasta Tabajara Ruas! Dois fronteiriços à beira-mar!

Hoje consigo entender porque desviei da minha rota para a Bahia naquele remoto 197: fui atraído por um mago que habitava as matas quentes do vale de Blumenau, segui uma outra trilha sinuosa feita pelas mesmas forças do bem e dos deuses para conhecer um desses tipos especiais que habitam esse lugar cheio de segredos e magias, o poeta Nei. O livro é uma preciosidade para o público adolescente tão carente de fantasia e aventuras que desvenda o medo da morte. É um livro pra filme!

Como está sendo recebido pelos jovens de SC? Que respostas estás tendo dos leitores do livro? Eu estou curioso, porque, pra mim, é um livro muito bom para os jovens de todos os lugares, mas, especialmente, aos da ilha que devem se enxergar e se maravilhar com o mundo que os rodeia. Sou um fã do Harry Potter, não sei o que achas da saga da J.R.Rowlling, mas DIOGO E DIANA, não fica devendo nada a saga do bruxinho. Esse livro de vocês está fadado ao sucesso! Parabéns!

Estou louco pra me reencontrar contigo, mas aí por SC, pela ilha, a beira do mar ou da lagoa para viajar nos nossos papos sem fim e saber mais sobre Diogo e Diana (agora virei fã deles também!)
Um grande abraço do teu sempre fã,
Levitan"

LEITORES DO DIÁRIO CATARINENSE

Dois comentários sobre a crônica “Vida nova”, que é o post imediatamente anterior a este.

"Nei,
Excelente a tua coluna do dia 31, no DC. Bem, desapegar-se de tralhas guardadas que não vão ter mais serventia já é um começo. Mas a mudança na vida só acontece mediante a transmutação interior; esta é a verdadeira alquimia. E é a parte mais dificil e dolorosa da mudança. Um abraço e feliz 2008, da assinante do DC, MTeresa/."

"Prezado Jornalista:
Cumprimentos pelo texto "Vida Nova", publicado no Diário... às vésperas do foguetório para 2008. Estava no Hotel, com a mulher e filho. No holl, o jornal estava por sobre a mesa de centro. Meu filho, de 3 anos e 4 meses notou a borboleta próxima ao casulo, ilustrando a crônica. Passei os olhos no texto. Desculpe..., é belíssimo.

Aos 15 anos fizemos na escola, no 1º ano do 2° Grau, uma "ficha de leitura" de "Outubro" (...) .Antes de enviar a mensagem, fui atualizar as informações a respeito do escritor o qual pensou ser engenheiro, cursou História e Jornaismo... E, nascido no dia 29 de outubro, mesmo dia do Edmund Halley, o astrônomo do cometa...

" O passado se presta a inúmeros equívocos. Um deles é que podemos nos livrar de nós mesmos, como borboleta que abandona a lagarta seca. " ( Nei Duclós )
Parabéns.
Rafael Filho."

GIBA ASSIS BRASIL

O cineasta do clássico “Deu pra ti anos 70”, entre outras obras, e editor de “Saneamento Básico, o filme” comenta o artigo que publiquei aqui sobre este filme de Jorge Furtado.

"Nei:
Não gosto de retribuir elogios, parece coisa de "compadres", no mau sentido. Mas, como nunca cheguei a te conhecer pessoalmente, e considero isso uma grande falha que ainda pode (espero) ser corrigida, acho que tenho a obrigação de aproveitar a oportunidade pra dizer que admiro teu texto há muito tempo, desde que eu era pré-vestibulando de jornalismo e em seguida aluno da Fabico, desde "Outubro", provavelmente o primeiro livro de poesia que eu li sem ser por obrigação colegial (e antes mesmo de o poema-título ter sido musicada pelo Nico e gravado em cassete pelo Saracaura), tempos da Folha da Manhã, da Pedra Mágica e da Paralelo. Não preciso concordar com tudo que tu escreveste sobre o "Saneamento" (aliás, discordo radicalmente do teu ponto de vista sobre campeonatos por pontos corridos, mas futebol é pra isso mesmo) pra perceber que nenhum auto-proclamado crítico conseguiu ir tão fundo como tu foste naquela análise. Parabéns e obrigado - não por ter gostado do filme ou por ter elogiado o meu trabalho, mas por manter o pensamento sobre cinema como uma possibilidade concreta, em tempos tão apressados e superficiais.

Abração e um 2008 cheio de saúde e realizações.
Giba Assis Brasil"

RETORNO - Imagem de hoje: monumental Duomo de Milano, fotografado na virada de ano por Daniel e Carla Duclós, correspondentes do Diário da Fonte na Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário