26 de dezembro de 2005

OS MELHORES DE 2005



O prestigiado ranking anual do DF divulga mais uma edição dos destaques do Brasil Soberano. Procurei fazer como nos outros veículos: fui o mais tendencioso possível. Mas como sabemos que a exclusão oficial dos nomes talentosos costuma ser um bom parâmetro, nosso cânone tem muito mais chances de fazer justiça do que os outros. Vamos à lista, no maior número de atividades possível.

LIVROS

O LIVRO DO ANO - Tarso de Castro - 75 kg de músculos e fúria (Editora Planeta), de Tom Cardoso. Pelo resgate de uma personalidade que tentaram erradicar da memória nacional, pela qualidade da pesquisa e do texto, pelo impacto no público e na imprensa e por desmascarar os que se apropriaram do trabalho do jornalista que mudou a imprensa brasileira.



ROMANCE - Quando alegre partiste (Editora Francis), de Moacir Japiassu. O terceiro romance do Mestre passou intacto (mas não será por muito tempo) pelos polpudos prêmios distribuídos a torto e a direito e brilha numa seleta constelação das jóias da literatura brasileira.

BIOGRAFIA - Minha razão de viver (Editora Planeta), de Augusto Nunes , edição ampliada do grande texto sobre Samuel Wainer, narrado na primeira pessoa pelo protagonista. Augusto Nunes é primus inter pares e a trajetória que recria do grande jornalista merece estar na estante de todos os brasileiros.


LIVRO DE POEMAS ESTRANGEIRO - Folhas de relva, de Walt Whitman (Iluminuras), edição bilíngüe, tradução de Rodrigo Garcia Lopes. Os 150 anos do livro de nossas vidas é comemorado com caprichada edição e nos devolve o que a América tem de melhor.



ROMANCE ESTRANGEIRO - Shosha, (Editora Francis) de Isaac B. Singer, tradução de José Rubens Siqueira. Escrito em 1978, quando o autor ganhou o Nobel, e lançado este ano no Brasil, este romance é um marco pela composição magistral da trajetória de um escritor cercado pela guerra e torna-se inesquecível pela redenção que o próprio Singer encarna ao mergulhar em todas as tragédias humanas.

LIVRO DE CONTOS - A viagem (Editora Movimento), de Cícero Galeno Lopes. A excelência do ofício expressa as falas ocultas de um povo apresentado sem caricatura e dentro de uma linhagem de verdadeira renovação da linguagem literária, aliada à consciência plena de um professor e teórico.



LIVRO DE POEMAS BRASILEIRO - Nunca mais seremos os mesmos, de Luiz de Miranda. Aos 60 anos, o Poeta publica a saga de sua geração, no miolo de uma obra reconhecida pelos maiores escritores da língua, enquanto aguarda a sua obrigatória indicação para a Academia Brasileira de Letras.

PROMESSA - Eduardo Frizzo, jovem escritor gaúcho, que definiu sua primeira obra com o tom carregado de reflexão e metáforas. O título, magnífico, ainda não pode ser divulgado, pois seu trabalho está concorrendo a importante prêmio literário. Daniel Duclós, com seus contos sobre o mundo corporativo e monstros variados, também está pronto para estrear em livro em 2006.

ANTOLOGIA - A terra dos longos olhares (Editora Holoedro), organizada pela professora Lucia Silva e Silva. Por revelar dezenas de autores, por costurar um perfil de identidade e estranhamento em território conflagrado. Destaque para o conto Passagem, de autoria de Vera Molina, em que a criação e o sangue digladiam numa família no funeral de uma dos personagens.

CRÔNICAS - O vôo da palavra (Editora Mediação), de Walter Galvani. Um curso sobre a arte de abordar assuntos variados, com o rigor de um profissional admirado pela contribuição à imprensa, um escritor consagrado e um inesquecível diretor de redação.

PERSONALIDADES

PERSONALIDADE DO ANO - Jary Cardoso. O grande jornalista cultural emerge da sombra como o anjo da guarda do livro do filho Tom sobre Tarso de Castro e lança luzes sobre sua biografia permeada pela luta de quase quarenta anos.

AGITADOR CULTURAL - Marco Celso Viola. O Grande Poeta Oculto, à frente do Instituto Machado de Assis, repõe a História do movimento literário da época mais dura da ditadura e gera uma série de eventos sobre poesia, além de manter programa cultural em rádio comunitária de Porto Alegre.

IMPRENSA IMPRESSA

REVISTA - Carta Capital, de Mino Carta. Remando contra a corrente, Carta Capital foi o contraponto da fúria que tomou conta da mídia, subitamente despertada para a corrupção e totalmente sintonizada com o espírito revanchista. Pode-se discordar da revista, mas não da sua contribuição ao debate.

JORNAL - Folha de S. Paulo. Sempre há o que ler na Folha, que aposta na diversidade de enfoques e opiniões e ainda mantém vivo o espírito das grandes reportagens, apesar das limitações para esse tipo de trabalho fundamental do jornalismo..

EQUIPE DE REPORTAGEM DE JORNAL - De O Globo, com destaque para José Casado, com sua reportagem reveladora sobre os bastidores da fundação do PT

EQUIPE DE REPORTAGEM DE REVISTA - A da revista Empreendedor, de Florianópolis: Fabio Meyer, Wendel Martins, Alexsandro Vanin, Sara Caprario e Carol Herling trabalham os assuntos de maneira independente e conseguem influir na pauta dos grandes veículos especialmente ao cobrir com antecedência as tendências das franquias e da tecnologia da informação aplicada aos negócios. Destaque para a edição de arte de Gustavo Cabral, que alcançou a excelência visual numa publicação que já existe há 11 anos e foi criada e é dirigida pelo jornalista Acari Amorim.

CRONISTA - Ferreira Gullar, da Folha de São Paulo. As crônicas do Poeta colocam na mídia o que o Brasil tem de mais significativo na cultura e na memória dos últimos 50 anos.

CADERNO CULTURAL - Mais!, da Folha. Imbatível sob todos os aspectos, Mais! é totalmente obrigatório, e, parafraseando Woody Allen sobre a revista New Yorker, é preciso ler inteiro senão provoca culpa.

EDITOR DE CULTURA - Dorva Rezende, do Diário Catarinense. Talento de uma nova geração sufocada, Dorva é mestrando em Teoria Literária da UFSC e segura um espaço nobre que aborda os mais variados aspectos da cultura universal, num caderno editado com o espírito livre.

COBERTURA CULTURAL - Centenário de Érico Veríssimo, da Zero Hora. A série de edições sobre o maior escritor do Rio Grande do Sul é um banho de informação e de atualização sobre uma obra eterna que marcou para sempre a literatura brasileira.

REPÓRTER DE ECONOMIA - Sandra Balbi. A veterana repórter dá banho de informação nas suas matérias na Folha, com um texto limpo e atraente e sem ir a reboque do que os poderes definem sobre a economia do país.

SÉRIE DE COMPORTAMENTO - A da última página do Diário Catarinense, editado por Cláudio Thomas, que destaca personagens inesquecíveis de Santa Catarina.

CONTRIBUIÇÃO À MÍDIA - Caderno Aliás, de O Estado de São Paulo. Num universo em que o espaço para textos mais aprofundados encolhe cada vez mais, sob o pretexto de que não há anunciantes para esse tipo de abordagem, o Aliás entrou com tudo na concorrência e deixa sua marca com artigos, reportagens e entrevistas importantes e colaboradores do primeiro time.

JORNAL CULTURAL - Rascunho, de Curitiba, editado por Rogério Pereira. Um assombro no país ágrafo, os quatro cadernos mensais de Rascunho é uma avalanche que soterra a indiferença que toma conta do noticiário sobre autores e livros.

JORNAL ALTERNATIVO - Zero, do Curso de Jornalismo da Ufsc. A cobertura sobre as manifestaçõies de rua em Florianópolis, revelando líderes e organizações, é o destaque deste jornal mensal editado pelos alunos e professores da excelente unidade universitária dedicada à formação de profissionais da imprensa.

INTERNET

CRONISTA: Urariano Mota. O romancista maior não pega leve quando aborda imprensa e cultura nas suas colunas do La Insígnia e do Observatório da Imprensa.






REVISTA CULTURAL - Sagarana. Editada em italiano pelo escritor brasileiro Julio César Monteiro Martins, é imbatível pelo acervo, pelas revelações, pela seleção de autores, pelo design e pela edição. No site da Sagarana, que inclui também informações sobre a escola de narrativa do mesmo nome, destaque para o espaço Il Direttore, que anuncia o lançamento na Itália este ano de Madrelingua, romance de Julio Cesar.

SITE - Consciencia.org, de Miguel Duclós (http://consciencia.org). Com quase cinco mil visitas diárias, Consciência é o mais importante espaço virtual de filosofia em língua portuguesa, com busca especializada (Argos), fórum de debates e revelação de autores em inúmeros artigos exclusivos. Seu prestígio conquistou leitores de todo o Brasil e cruzou o mar, arrancando elogios e leitores de Portugal e países africanos.

BLOG DO ANO - Diários de Pequim , de Sergio Caparelli. Um assombro visual e de conteúdo do escritor e professor, e uma viagem ao que a China tem de melhor.



SITE JORNALÍSTICO - Comunique-se. Atualizado diariamente, com colaboradores de primeiro time, Comunique-se cresce de importância a cada ano, tendo em 2005 amarrado o guizo no pescoço do dragão, com o debate provocado sobre o Jornal Nacional.

BLOG JORNALÍSTICO - Noblat. Pelo trabalho de disseminação da informação na fase braba das CPIs. Por furar o bloqueio da grande imprensa, que a partir dele teve que dar a mão à palmatória para a Internet.

BLOG SOBRE BLOGS - Código Aberto, de Carlos Castilho, no Observatório de Imprensa. Castilho, detentor de admirável currículo, coloca todo seu acervo e experiência a serviço da seriedade do novo instrumento da mídia.

CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO - Blog sobre o Curso de Letras, de Daniel Duclós, que colocou no ar suas anotações em aula, provocando grande impacto da faculdade onde estuda, na USP.

FOTOGRAFIA -

Fotogarrafa, de Marcelo Min. O olhar absoluto coloca a exclusão social na roda e revela a Sampa que todos fingem não ver.

Agência Espinha - Helcio Toth, o artista e Regina Agrella, autora da foto que abre este ranking, deslumbram com suas magníficas imagens.

Anderson Petroceli - O fotógrafo maior da fronteira.


TELEVISÃO

ATOR - Reginaldo Farias, em América. O impagável fazendeiro caipira, de golas pontudas, olhar arregalado e fala enrolada, foi a melhor criação num mar de obviedades que é a TV aberta brasileira.

ATRIZ - Nívea Maria. A viúva Mazé em América foi uma prova de humildade para a ex-estrela, que compareceu com todas as qualidades da mulher que coloca o amor acima de tudo e que ao entregar-se para a família consegue a sua libertação.

AUTOR - Aguinaldo Silva. Ao criar personagens marcantes para Senhora do Destino, como Giovanni Improtta, interpretado por José Wilker, e seguir à risca as regras do folhetim, Silva conseguiu desenvolver a trama sem cair em chatices ou improbabilidades, a não ser na fase em que foi obrigado a espichar a novela devido ao sucesso que fez.

PROGRAMA - A Grande Família. Criada por Paulo Pontes e Oduvaldo Vianna Filho nos anos 60, a série renovada acerta na mosca ao colocar a trama nos ombros de autores excelentes, na coerência das situações, no ritmo do texto e no andar dos personagens, que mostram um país que resiste com seu perfil próprio enquanto o mundo desaba com suas pseudo modernidades.

COBERTURA JORNALÍSTICA - TV Senado e TV Câmara, dois canais obrigatórios na maré alta das CPIs.

ESPORTES

JOGADOR DE FUTEBOL - Juninho Pernambucano. Um talento vigoroso que a partir do silêncio e da perfeição colocou-se no centro do drama e despontou como titular para a Copa de 2006.


CINEMA

Miguel Ramos: Os dois prêmios em Recife e em Gramado, por sua interpretação no filme O Cerro do Jarau, de Beto Souza, consagra o maior ator do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário