10 de abril de 2004

O SERÃO DE BRÁS CUBAS



O filme de André Klotzel baseado em Machado de Assis transforma as memórias póstumas do anti-herói numa sessão de slides, num álbum de fotografias, narrado por um anfitrião brechtiano, que desdramatiza a própria vida pela técnica do distanciamento, usada de maneira igualmente magistral em outro clássico do cinema brasileiro, Os Inconfidentes, de Joaquim Pedro de Andrade. Como nos serões antigos, o objetivo aparente é entreter, mas o resultado é cinema de primeira água, inspirado na máxima machadiana: “matamos o tempo, o tempo nos enterra”.

APARÊNCIAS - O Brasil é um milagre cultural. Memórias Póstumas de Brás Cubas tem tudo de “anti-cinema” – o oposto do cinema americano. É narrado o tempo todo, os diálogos vestem a camisa-de-força do velho romantismo, os personagens não trabalham nem movem montanhas, apenas nascem e morrem, enquanto passam a vida numa modorra de sesta. Ou seja, não há, aparentemente, “ação”. À parte isso, é absolutamente deslumbrante. Não pela sucessão de imagens maravilhosas, pelo figurino caprichado, pela contenção dramática – e nisso os atores todos são perfeitos, desde Reginaldo Farias, o defunto narrador, até Sonia Braga, a amante cara, uma atriz de presença sempre marcante nos filmes brasileiros e totalmente desperdiçada nos estrangeiros, que a submeteram a papéis ridículos ditados pelo preconceito. O filme é primoroso porque inventa sua própria ação, promovida pela autocrítica, pelo desabafo, pelo alívio de não fazer parte dos vivos. O país que exclui a todos é o país excluído. Aceitar o abandono é libertar-se. Livre de qualquer injunção do movimento, Brás Cubas volta-se para seu próprio nariz e faz uma pesquisa minuciosa do seu corpo, que denuncia o frio mortal, a palidez, o sufoco. Sua visão antropológica encara cada parte do corpo como um personagem: as mãos, no ritual litúrgico do humanitismo de Quincas Borba; as pernas, que decidem levá-lo para longe; o andar coxo da adolescente, marca da desgraça e de mais exclusão. Nesse mural humano, a coletividade se identifica pela contrafação. As partes originais do corpo são substituídas por suas representações - roupas e outras aparências: as botas francesas, os coletes, os casacos, as jóias, os penteados, as costeletas. E por efeito dominó, os cargos, a oratória, a pompa. Tudo isso deságua na melancolia incurável, que obriga Brás Cubas a ter a idéia fixa do emplasto que irá salvar a si e ao resto da humanidade da qual faz parte.

MATO CERRADO - O filme aborda a indiferença como segunda natureza de uma nação em desuso, composta de ruínas, de ruas sujas e paredes feias, de escravos por toda a parte, de ostentação como verniz da miséria. A radiografia de Machado serve ainda para nosso tempo, afirma cinematograficamente Klotzel. Somos indiferentes profissionais, daí a ciclotimia. Ou ficamos eufóricos, ou melancólicos. Não há normalidade no país, apenas a prorrogação da sesta e a véspera do escândalo. Esse é o perfil que Sergio Buarque de Holanda batizou de cordialidade, ou seja, o comportamento ditado pelo coração. A falta de solidez no trópico úmido, onde um vento encanado mata em pleno verão, reflete-se na nossa cultura totalmente à mercê do que vem de fora. Brás Cubas, o filme, recupera essa visão crítica num clima de vigília, aquele estado intermediário entre o despertar e o sono, porta de entrada para a magia, as visões, os mundos paralelos, conforme ensinou Juan Mattus para Carlos Araña Castañeda. Nos movimentamos em mundos inventados para não despertar totalmente. O filme assim, sem pretensão de ser vanguarda, utiliza metodologia inovadora para, didaticamente, encher a paciência do caro espectador. A toda hora, o narrador lembra que estamos na poltrona, acomodados, imóveis. É a nossa imobilidade que se projeta no filme, que nos devolve uma obra que é um desfile de fantasias, pontuado pela competência rigorosa de um cineasta maior, que dirige grandes atores. Estes, concentram a verdadeira ação do filme: o da arte como desbravadora da consciência.


RETORNO - Miguel Duclós cria e põe no ar, no seu site consciencia, uma ferramenta maravilhosa para quem quiser pesquisar sobre filosofia. Num trabalho inédito, ele formatou:
Argos - Sistema de Busca em Filosofia
"Este sistema de busca faz a sua pesquisa em todos os sites de filosofia cadastrados. Dessa forma, a busca se torna mais relevante e precisa do que nos grandes sites.
Argos indexou o conteúdo de alguns sites de filosofia listados na Seção de Links. Funciona como uma busca específica de filosofia em sites selecionados. Sugira sites por email para miguel@consciencia.org"

Nenhum comentário:

Postar um comentário