16 de janeiro de 2014

SAGRADO



Nei Duclós

Só o amor é sagrado. O resto sofre condenação.

Sei que estás ocupada, mas bom dia. É bom saber que existes dentro de mim.

Pensei nessa espera. Faz parte do sentimento, ser iludido.

São os mesmos versos do amor passado. Sinal que nada passa, pássara.

Penso em ti mas me dispensas. Pudera. O mundo todo te pede licença. Mas não dás

Nas ruínas do ambiente caprichas no destino de tuas cores.

Combinamos diferentes movimentos de asas para que o voo aconteça.

No teu caminho abre-se toda a diversidade do sonho, andarilha.

Estás aí, sonho?

Você é malvado, ela disse. Adivinha meus sentimentos. Eu imagino o pior e acerto, disse ele.


NÃO E NÃO

Não deves ter mais a pilha de poemas que te dediquei. Não importa. Não cabe literatura onde o esplendor feminino reina.

Não me enganei, mesmo que me negues. O coração é feito de uma só certeza.

Não se deixe levar pelo canto alheio. Consulte o amor antes de entregar-se ao verso. Sabes onde fica a palavra que te inventa.

Não há queda ou paraíso em tua beleza. Teu rosto e teu abraço são humanos, onde me reconheço.

Não sei se faço certo ao te amar. Não existe manual para o sentimento.

Não estás perto quando é hora. Chegas depois, carícia exposta.

Não fui eu que te esperei, mas o amor, de fôlego infinito.

Não sobra nada de ti quando te acerto. Chega a dar pena, floração de pétalas.

 Não consigo mais te escrever, ela falou.  É castigo, disse ele. Boca de flor, pele de âmbar, cabelo sobre os ombros: é bonita demais, fica de quarentena. A palavra trava quando sorris


INVENTO-ME, ESPARSO

Invento-me, risco na areia
que tu, maré, desmanchas
concha que abriga sereia
escuto em forma de onda

Vida paralela é a que te ignora
Como se fosses zero e tudo
acontecesse fora. Teu único refúgio
é o espelho, mas não te enxergas

Nao te mereço
és uma deusa de luz
flutuas
pluma de amor
és minha poesia
amor fundo
única fantasia

Há tempos que não te vejo.
Por isso te cumprimento.
Palavra além do poema
Presença no mesmo espaço.

RETORNO -  Imagem desta edição: foto de Eliane Fogel.