8 de setembro de 2011

JACK O MARUJO EXIGE RESGATE


Nei Duclós


“Um dos melhores e mais interessantes personagens do Twitter é Jack, o Marujo de @neiduclos”, disse Rodrigo Villar. "Este seu alterego é o máximo!" disse Cynthia Lopes. Repliquei: Nada tenho a ver com o capitão. O cara é ele, eu só anoto as frases. Aproveitando o estímulo resolvi fazer nova colheita de respostas do capitão, que vão a seguir. No pé, alguma poesia e uns conceitos fora de ordem.


Dinheiro não traz felicidade, disse o consultor. Sempre achei isso, disse Jack o Marujo. Só não entendo porque os ricos deslizam como cisnes

O Sr. tem no seu barco algum vinho honesto? perguntou o enólogo. Nenhum, respondeu Jack o Marujo. Todos aceitaram suborno para mudar de marca

Vou lhe arranjar uma sinecura no galpão do cais, disse o político. Não carece, disse Jack o Marujo. Melhor te por no porão e exigir resgate

O sr. não é bem vindo,disse o dono da bar.Ninguém é em lugar nenhum. Mas isso muda depois que eu descarregar a garrucha, disse Jack o Marujo

Jack o Marujo não vai para a prancha nunca. Jack o Marujo é o dono da prancha. Já te pôs na lista

Quando será que vai parar de chover? perguntou a viajante. Quando o céu não se sentir mais ferido, disse Jack o Marujo

Vou fazer um recital hoje no cais. É sobre o mar. O sr. vai? perguntou a escritora. Vou, disse Jack o Marujo. Preciso ouvir um coração

É bom estar de volta, disse Jack o Marujo descendo na minúscula ilha de coral no meio do nada. Aqui não há perguntas

Beijou a bandeira hoje!? gritou o patriotastro. Não, disse Jack o Marujo. Mas beijei a fuça da hidra quando o inimigo bateu na porta, serve?

O sr. esteve na II Guerra Mundial? perguntou o historiador. Estive. Eu era a garrucha que o meu pai usava contra nazista,disse Jack o Marujo

Não sei porque tanto patriotismo. O sr. vive no alto mar, disse o cínico. As sereias me batem continência, disse Jack o Marujo

Qual sua dieta?perguntou a nutricionista. Guerlas fritas de manhã,barbatanas cozidas no almoço e sopa de sereia à noite, disse Jack o Marujo

Garibaldi levou um navio por terra na revolução farroupilha, disse o gaúcho. A mulher dele devia ter ciúme de sereia, disse Jack o Marujo

O sr. come frutas e legumes? perguntou a nutricionista. Não, mas em compensação exagero nos sais minerais, disse Jack o Marujo

Nem me acenaste hoje quando a maré subiu , disse a sereia. Achei que estavas ocupada com o vento, disse Jack o Marujo

Como faz para navegar no breu absoluto sem lua nem estrela nem energia elétrica no barco?perguntou o estudante. Instinto,disse Jack o Marujo

O sr. já tem tempo para se aposentar? perguntou o funcionário público. Netuno não assina carteira, disse Jack o Marujo

"O que temos na rede?" gritou Jack o Marujo para mestre Manuel, que estava no escaler lá embaixo. "Sereia?" Não, tartaruga! disse o pescador

Ela apaixonou-se pelo vento, mas eu tenho as marés a meu favor, disse Jack o Marujo. E levantou velas na tarde luminosa

Vamos navegar, suba para o convés! disse Jack o Marujo animado. Já estou a bordo, seu tonto, disse a Sereia

Não precisa subir no convés, disse Jack o Marujo para a sereia. Basta que cante que eu me atiro

Por que o Sr. vai ao mar sem sua tripulação? perguntou o Imediato. Porque tenho de contaminar todos com minha solidão, disse Jack o Marujo

Exatamente por ser gordo eu quero comer doce, disse Jack o Marujo para a nutricionista catequista e politicamente correta

Então o sr. nega nossa democracia? Por que? perguntou a autoridade fechando a cara. Ainda sinto a tua catinga, respondeu Jack o Marujo

Desse jeito não poderemos apeá-los do poder, disse o militante. Pois é, agora eu acho a sesta mais importante, disse Jack o Marujo

Ela é um estouro,mas não quer nada comigo, disse o Imediato. Então me apresenta. Vou ver o que posso fazer, disse Jack o Marujo

O sr. me escutou? perguntou o palestrante. Sim, disse Jack o Marujo se espreguiçando. Deu até vontade de tirar uma soneca



POESIA NO CONTÊINER


Amar é tropeçar num pote de mel que estava esquecido no meio da sala

Sempre erro. Eu nasci ontem

E agora que o domingo acabou, o que vou fazer com o cais vazio e o horizonte escuro da minha memória?

DR é o vestibular do amor. Quanto mais exigente for a parceria, maior a nota de corte

Depois caiu a chuvarada, encharcando a meia noite. É hora, disse o anjo. Poesia é quando o sonho canta a madrugada

Tufão ameaçou o bairro. Espíritos bateram nos portões. Folhas foram expulsas para o alto mar. Ninguém dormiu. Titãs lutaram soprando morros

CONCEITOS NO CONVÉS

Boa notícia é quando uma celebridade adota um lagarto

Alavancar é o ponto de apoio dos textos ruins

Disponibilizar é impedir que as pessoas conjugem esse verbo

Furo é a informação exclusiva dada em absoluta primeira mão que já percorreu uma boa estrada em todos os portais, sites e blogs


RETORNO - Imagem desta edição: tirei daqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário