Blog de Nei Duclós. Jornalismo. Poesia. Literatura. Televisão. Cinema. Crítica. Livros. Cultura. Política. Esportes. História.
19 de abril de 2010
NOVO TESTAMENTO
Nei Duclós
Se Deus fosse um pesadelo
a chance de acordar seria o tempo
e o gosto de dormir a nossa igreja
Ninguém poderia combatê-lo
a não ser o sonhador e sua teia
cercando a neve em incêndio
Abraçado ao luar, viria o peixe
nesse ataque feito de surpresa
e pássaros voando sobre o gelo
Mas despertar não seria Deus exposto
em carnes penduradas pelo susto
ou asas condenadas à frieza
O levante se faria em outro plano
com o avanço da manhã de seda
desabando os materiais do sonho
Deus assim mostraria um novo rosto
aberto como alguém que vem de longe
oculto para não perder o fôlego
RETORNO - 1. Poema do meu livro "No Mar, Veremos" (Editora Globo, 2001) 2. Imagem desta edição: Jesus Cristo interpretado por Enrique Irazoqui no filme "O Evangelho Segundo São Mateus" (1964), de Pier Paolo Pasolini.
3. Estamos fechados com as Igrejas Cristãs do Brasil do Conic na sua nova Campanha da Fraternidade Ecumênica, contra a ditadura econômica do atual regime. Lema: Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro (Mt 6,24) http://bit.ly/afMZBm. Detalhes neste link. "Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro". É muito simples e muito radical.
4. Nesta época em que os chacais aproveitam crimes de padres católicos para desmerecer todo o trabalho da Igreja, e para debochar de quem tem fé, é bom que os demagogos, os prepotentes, os caluniadores, os falsos amigos fiquem atentos: as certezas de um ateismo ágrafo, que ignora a obra teológica de dois mil anos em função de um noticiário tendencioso (por destacar a acusação e reduzir o espaço da resposta), equipara-se à ignorância plantada pela ditadura.
São vasos comunicantes: a barbárie é de quem só enxerga o que já estava vendo antes da atual campanha. É claro que a Igreja católica é uma pedra no sapato da ditadura: quem poderá peitar os poderosos do dinheiro? É claro que essa tarefa não estará a cargo do covardes que atacam pelas costas, os neo-bobos de uma falsa correção política, os profissionais da ética de araque.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário