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A boutade do frasista Vicente Matheus, que serve de título para a edição de hoje, nos remete ao assunto medicina no Brasil em cacos. Alguns médicos salvaram minha vida, mas não é disso que estou falando. Não tenho ido a médico desde que fiz uma bateria de exames e fui enxovalhado, xingado, desprezado e acusado de tudo que é coisa. Você é isso e aquilo e está assim porque não passa disso e daquilo. Paradigmas da virtude e do bem estar, os sujeitos por trás da mesa nada sabem sobre você e apostam no que temos de pior. Médico não deveria focar na doença, no erro. Eles fazem isso para lavar as mãos. Já que és um sujeito terminal , o que a medicina fizer será lucro e se nada adiantar, bem, pelo menos tentamos. Eles precisam ver o paciente como uma pessoa saudável, que cuida de si e que, se está com algum problema, é porque houve desvio do percurso, precisa de um esclarecimento, mas jamais deve ser tratado como um marginal. Mas eles apenas refletem o ódio ao cidadão, cevado pelo poder público, haja visto o escândalo dos sanguessugas. Desviam verba logo de onde, de um serviço do qual não dispomos, o de ser recolhido em casa, na emergência, por uma ambulância.
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ESTANDARTE - Falei em Vandré e na pesquisa redescobri Porta Bandeira, sua clássica marcha rancho, que deveria ser cantada pelo povo em cordão delirante todos os carnavais. "Eu vou levando a minha vida enfim, cantando, que canto sim e não cantava se não fosse assim, levando para quem me ouvir, certezas e esperanças para trocar, por dores e tristezas que bem sei, um dia ainda vão findar, o dia que vem vindo e que eu vivo para cantar, na avenida girando estandarte na mão para anunciar". Vandré era a anti-indiferença. Nós o perdemos, depois do mistério de sua prisão e desaparecimento por algum tempo. Assim como perdemos Cat Stevens, autor das mais belas canções dos anos 60 e que virou fundamentalista.
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RETORNO - Imagem principal de hoje: Rua, de Marcelo Min. O Olhar Absoluto nem precisa ir ao Líbano para fotografar crianças desprezadas. Aqui mesmo é o canal. Logo abaixo, poster do filme de Babenco e mais um por-de-sol de Anderson Petroceli.
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