6 de outubro de 2020

ROHWEDDER: O PIO DA CORUJA

Nei Duclós


ROHWEDDER: O MOMENTO EM QUE A ESPECULAÇÃO FINANCEIRA SE ALIOU AO REGIME DETONADOR  DE EMPRESAS 


A indústria financeira especulativa de arrocho das dívidas impagáveis de juros extorsivos  adora a ideologia incompetente para os negócios mas agressiva na política. Não se trata de esquerda ou direita, mas de corrupção e ganância. Capitalismo - o regime do livre comércio e da prosperidade em ambiente democratico, e socialismo - a justa distribuição de renda em ambiente econômico  dirigido pelo Estado, levam a culpa, mas o buraco é  mais embaixo, lá onde a coruja pia.


ROHWEDDER, a reveladora, minuciosa e competente série da Netflix, mostra como o assassinato do bem sucedido  executivo da Hoechst foi obra não do terrorismo de esquerda da RFA, por questões ideológicas, nem da desmontada polícia Stasi da Alemanha Oriental, por vingança. 


Mas sim por um movimento dentro da Alemanha Ocidental e dos investidores locais ou estrangeiros  que se beneficiaram do atentado.


Rohwedder estava monitorando a adaptação de uma economia socialista para uma competitiva de mercado. A privatização e demissões eram um dos seus itens. Havia outras opções, pressionadas pelo movimento operário de massa.Com sua morte 94 % das empresas do país invadido foram privatizadas. E as reivindicações dos trabalhadores se esvaziaram, pois levaram a culpa de terem colocado Rohwedder contra a parede.


Foi um massacre. Os cidadãos do pais socialista, ao se atirar nós braços num regime democrático de bem estar social, descobriram que foram dominados pela exclusão e a pobreza. Esses são nossos irmãos que iriam nos defender? se perguntavam. Com a URSS em dificuldades financeiras, Gorbatchev vendeu a Alemanha Oriental para Helmut Kohl por alguns bilhões de euros a fundo perdido, isto é, sem garantia de retorno.


Agora entendemos porque Soros financia a esquerda, que ou age por convicção e muitas vezes de má fé.



Nenhum comentário:

Postar um comentário