30 de novembro de 2018

DZIGA-VERTOV: O TERCEIRO OLHO DO CINEMA


Nei Duclós

Vejo completo no you tube a obra prima de Dziga Vertov O HOMEM COM SUA CÂMERA, que está além do documentário ou do cinema verdade. Está nos fundamentos teóricos do cinema sem se render ao discurso narrativo da tradição literária, teatral ou ensaística, pois usa o cinema para mostrar como a Sétima Arte engendra a si mesma por meio das relações entre olho/câmera/realidade/montagem.  Ele mostra porque todo filme é sobre cinema. O protagonista é um câmera man em constante movimento que participa da construção da modernidade industrial, urbana, artística, social da União Soviética dos anos 1920.

Nascido Denis Arkadievitch Kaufman ( Białystok, 2 de janeiro de 1896 — 12 de fevereiro de 1954) adotou o nome DZIGA - palavra ucraniana que significa roda que gira sem cessar e VERTOV - do russo vertet que significa rodar, girar. Colocou-se à disposição do regime soviético depois que Lenin destacou o cinema como o principal meio de divulgação do novo regime. Ttinha como ídolo o futurista Maiakovski. Mas ele saiu da moldura do regime e projetou-se para os fundamentos da arte que o seu talento desenvolveu junto com o século.

No seu grande filme, o cinema é o flagrante que a câmara oculta (a que funciona como o olho do espectador) dá no cameraman e seu tema, a atividade humana em ritmo acelerado, em que o cinema segue o ritmo do trem, das máquinas em geral, dos carros e bondes, do impacto do corpo humano com seus limites diante das câmaras nos redutos do esporte etc. A montagem não é o que se vê hoje em que os cineastas querem se fazer de interessantes e cometem todo tipo de excesso. Vertov é criterioso na composição da sua obra, colocando sempre todos os elementos que compõem a natureza da Sétima Arte, inclusive as multidões de epsectadores que  assistem ao trabalho do cameraman, ou seja, do próprio cineasta.

Há o olhar do cameraman, o seu objeto filmado (inclusive o espectador  que aparece na tela) e o terceiro olho, que é o próprio cinema, o filme que estamos vendo. Mais não digo pois é melhor ver para crer. Está neste link, com legendas em português. O filme nos impulsiona para a criação, para deixarmos de perder tempo tendo à mão tantos recursos disponíveis para criar  e produzir conhecimento. Às artes, cidadãos!


RETORNO - Filme completo com legendas
https://www.youtube.com/watch?v=QZoddf7_GmQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário