3 de agosto de 2018

A VOLTA DE NO MAR, VEREMOS



Nei Duclós

Dezessete anos depois de ter sido lançado em versão impressa pela Editora Globo em São Paulo, que tinha como diretor de Livros Wagner Carelli, colocamos na roda, para quem quiser adquirir e ter em seu acervo, a versão virtual em PDF de NO, MAR VEREMOS, obra que levou 20 anos sendo maturada e é sem dúvida o meu trabalho mais apurado, pelo rigor com que foi concebido e editado.. Pelo tempo, importância e raridade, tornou-se também, como Outubro e No Meio da Rua, um título inesquecível da poesia brasileira contemporanea.

Na apresentação, o grande poeta Mario Chamie diz (trecho):

NO MAR, VEREMOS. Nesse veremos (verbo ver e substantivo remos ) está todo o sentido do destemor e do desafio que o homem e o poeta Nei Duclós nos ensina. A perícia do título do livro é coisa de uma percepção exímia de quem tem o domínio da idéia e das imagens penetrantes que nos quer passar. A idéia fundamenta-se numa bela antítese. As imagens promovem a sedução persuasiva que a palavra poética exerce sobre nós, leitores. A antítese brilha no conflito quase alegórico que põe o mar de um lado e os pescadores do outro. O título (extraído do nome de uma embarcação: No mar-veremo e de um poema-chave do livro) vai nos revelando, à leitura de cada poema, que as altas ondas do mar da indignidade e da infâmia, em suas múltiplas formas, encontrarão sempre nos pescadores dos "pequenos rios" da decência, da liberdade e da beleza os seus perpétuos contendores. É como se, lançados no centro desse conflito, disséssemos para nós mesmos: - toda vez que os touros desse mar de chifres maléficos nos ameaçarem, veremos com que capas e espadas os dominaremos, em nome da humanidade do homem!
Bastaria essa esplêndida concepção artística para situar Nei Duclós entre os mais consistentes poetas brasileiros, dos anos 70 aos nossos dias.(...) (Mario Chamie)

Digo na Nota do Autor:
o livro transcende os limites geográficos e a memória, assumindo seu lugar na criação literária do nosso tempo, de um país continente num mundo em eterna transformação. É com muita emoção que coloco novamente estes poemas na roda, que tem sido recorrentes no espaço virtual e que aqui encontram seu refúgio.

Um dos ooemas do livro, que tem capa de Juliana Duclós:
INVENTEI O SOL
Inventei o sol, quando o dilúvio
ressecava a arena
e o choro procurava a luz
no escuro da cadeia
Virei do avesso
meu coração bate como porta
nas ruínas desse reino
Nasci com minha estrela
Agora estou no vento
o pé precisa alimentar
a veia
Passo como o rio, antes da enchente
com o bolso cheio de surpresas
e um aviso claro de tormenta
Nei Duclós

NO MAR, VEREMOS
Poemas
Nei Duclós
Ebook em PDF
Edição do Autor, 94 páginas
2018
R$ 30

Nenhum comentário:

Postar um comentário