9 de outubro de 2017

MÁXIMAS DE UM VETERANO



Nei Duclós

Jornalista é aquele que não sabe, por isso vive perguntando.

O jornalista não é especialista em assuntos gerais, é especialista em jornalismo.

Jornalismo é o que a comunicação omite.

Reportagem independe da versão oficial, a não ser como coadjuvante, aquele sujeito que quer aparecer como protagonista e leva um tranco.

O que condena os jornais não é a internet é a incompetência de fazer jornalismo.

Salvar um jornal não significa reduzir o nível da informação a pó para ganhar quórum, ao contrário, é colocá-la no front, de cara com a encrenca para ter credibilidade, fonte do sucesso.

Kafka não pediu para queimarem o que ele escreveu, mas o que ele não reescreveu. O jornalista deveria seguir seu exemplo para não virar Gregorio Samsa.

Jornalista é mídia, precisa saber reportar acessando as fontes e veicular com competência. Não é a estrela da notícia. Deve evitar provar coisas ao vivo e dizer hum, está muito bom.Ou subir no paraglider para ser encoxado pelo personal trainer.

Toda vez que um veterano entrar por acaso numa redação, todos devem ficar de pé, em sinal de respeito. As cicatrizes contam.

Veterano orienta a partir da experiência e da lucidez sobre o momento presente. Continua aprendendo ao exercer o hábito de escutar antes de dizer. Não merece consideração se for enviado pela direção para cagar regra e demitir gente sem nenhum critério.

Os jornalistas hoje escrevem mal não porque escrevam mal, isso qualquer um pode fazer. Mas porque não exercem sua profissão, que é se convencer que precisam reescrever.

Nenhum comentário:

Postar um comentário