27 de novembro de 2013

ENTRAMOS EM CAMPO

Na noite de 26/11/2013, aconteceu no Hotel Majestic em Florianópolis o lançamento do segundo livro de Polidoro Junior, que aparece aqui na foto comigo exibindo um exemplar de "Um Jogo Inesquecível". Sobre esse trabalho sobre o Santos 2 x Avai 1, que teve pesquisa de Ida Duclós , programação visual de Luiz Acacio de Souza e onde fui editor de texto, escrevo na abertura (trecho):

UM RITO DE PASSAGEM



Nei Duclós

O jogo no estádio Adolpho Konder na tarde de feriado de Assunção de Nossa Senhora, 15 de agosto de 1972, transcende o mero acontecimento esportivo e se instala no território minado da lenda, na história de um lugar em transformação e no momento decisivo em que craques e dirigentes se definem perante uma plateia emocionada e atenta. Para compor a narrativa deste livro foi preciso encontrar os vetores que definiram aquele jogo como inesquecível. Isso se fez pesquisando o entorno em que ele aconteceu, os detalhes de cada lance e, o mais importante, os pensamentos e emoções que ainda habitam os personagens que ali deixaram sua marca.

O confronto se definiu como um rito de passagem, ponto limite entre duas realidades que se opunham, e que se mostram claramente. Primeiro, coincidiu com o momento de ruptura de Pelé com seu berço. O Santos se preparava diante da possibilidade de ficar sem seu Rei, que voaria para o estrangeiro. Segundo, foi o batismo de fogo de uma equipe local que acabou vice-campeã estadual naquele ano e campeã no ano seguinte. Terceiro: foi a avaliação de craques de fama limitada a Santa Catarina e que provaram nesse jogo terem qualidade de nível nacional. E quarto: foi quando Florianópolis começou a deixar de ser pacata e provinciana para começar a ser o que é hoje, um caso de amor internacional, um ímã de atração de turistas e de novos habitantes.