8 de junho de 2004

O QUE PODE UM VEREADOR


Nesta época em que se diminui o número de vereadores e pergunta-se o valor do trabalho municipal legislativo, destaco, por intermédio de notícia enviada pelo poeta Rubens Montardo Junior, o trabalho desenvolvido por Miguel Ramos, ator e vereador de primeira grandeza, que está concorrendo a um prêmio nacional pelo seu partido, o PSDB. O que é bom pode vir de qualquer partido.

BALANÇO SOCIAL - Foram destacados pelo comando nacional do PSDB os seguintes projetos-de-lei aprovados e de autoria do Vereador Miguel Ramos: Dispõe sobre o uso e armazenamento de produtos agrotóxicos, seus componentes e afins e dá outras providências; Dispõe sobre a triagem auditiva neonatal no Município de Uruguaiana; Cria o Balanço Social das Empresas estabelecidas no âmbito do Município de Uruguaiana; Institui o Programa Dia do Grande Lixo; Dispõe sobre a aplicação de penalidades à prática de assédio moral nas dependências da Administração Pública Municipal Direta por servidores públicos municipais; Declara de utilidade pública a Sociedade Espírita Amor e Verdade Miguel Felix; Acrescenta os incisos V, VI, VII e VIII ao art. 2º. da Lei Municipal nº. 2.494/94, de 05 de outubro de 1994, que estabelece normas para distribuição de casas populares e lotes urbanizados; Institui o Concurso Literário Estudantil de Uruguaiana; Proíbe a realização de queimadas nos lotes urbanos do Município; Cria o Programa Patrimônio Verde; Dispõe sobre a distribuição de cartilha de primeiros socorros aos motoristas de ônibus, táxis, lotações e demais meios de transporte de passageiros no Município de Uruguaiana e o que Institui na rede municipal de ensino público de 1º. grau o estudo referente à dependência química. Maiores detalhes e todos os finalistas podem ser conferidos através das seguintes páginas www.psdb.org.br ou www.itv.org.br
Os Vereadores disputam em 2 (duas) categorias: trabalho legislativo e ação comunitária. O vereador uruguaianense Miguel Ramos, é o único entre os cinco finalistas, na categoria trabalho legislativo, que pertence a Região Sul, tendo como concorrentes Marlete Nunes Brandão ( da cidade de Canutama - AM), Divino Loureno da Silva (Betim-MG), Luiz Omar Pichetti (Água Boa-MT) e José Roberto Pereira da Silva (Porto Real-RJ).

DISTÂNCIA - O trabalho de Miguel Ramos, que voltou à sua cidade depois de brilhar nos palcos do Brasil, e lá participa de grandes projetos como os filmes de Beto Souza e Tabajara Ruas (vem mais um aí, aguardem), é um incentivo para todos. Vivemos o descenso da criatividade. Sobra mundo para tão pouca vida. Viramos espectadores de eventos que fluem por toda parte. Mas estamos sempre de plantão, prontos para virar o jogo, pegar carona em algum grande projeto, fazer brilhar o que está opculto, lançar luz sobre os contemporâneos, compartilhar territórios, vislumbrar esperanças, mergulhar na linguagem para escapar de lugares comuns como estes que nos assolam no meio de um post. Somos assim mesmo, povo soberano em revolta contra as interferências e a mediocridade, sempre insatisfeitos com o que já fizemos e prontos para palmilhar novas lutas. Quem quiser, que se manifeste. Temos espaço, nem sempre temos vontade. Precisamos de uma vontade à altura do que dispomos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário