11 de dezembro de 2003

O CRIME DIGITAL E SEUS OPOSTOS


Os vírus são a manifestação sinistra da covardia e do crime no espaço virtual. Eles despencam na sua caixa postal para derrubá-lo, por pura crueldade. O pior é que vêm disfarçados de apelos, alguns de pseudo-empresas, outros de produtos falsos, tentando ludibriar sua boa fé. O estrago maior é tirar da Internet o poder de fazer uma revolução cultural, maior e mais ampla do que qualquer outra. Sorte que existem mensagens em oposição a todo tipo de violência e que merecem ser lidas e repassadas.

PAZ NO NATAL - Ao contrário dos vírus e dos Spams horrendos, que chegam a toda hora, existem movimentos que se disseminam por via digital e que estão cheio de beleza e fé. Um deles é o Pax Christi (Library@paxchristi.net), que é universal e ecumênico, e tem mensagem especial para este Natal. Vou reproduzir aqui uma parte do texto que está sendo enviado em várias línguas.
“Orações e Votos de paz para Belém - Natal, 2003 / Brussels/Vienna/Schoeffengrund/Bern.
Estimados amigos: Pelo quarto ano consecutivo, a celebração do Natal se realiza num clima de medo para todas as pessoas que vivem na Terra Santa. Isso é resultado da violência contínua - da ocupação, atentados suicidas e operações militares – que tem causado muito sofrimento a população local e reduzido qualquer perspectiva de uma solução justa e pacífica para o conflito. A construção de um muro de separação agrava ainda mais o clima de ódio.
Nós, da Pax Christi Internacional, da Comunidade Internacional de Reconciliação (IFOR), da Igreja e Paz, e da Presidência da Conferencia de Comissão Justiça e Paz da Europa, estamos apoiando uma iniciativa de algumas instituições amigas de Belém – o Instituto Árabe Educacional (AEI), o Centro para a Resolução de Conflitos e Reconciliação (CCRR), e o Centro Wi’am. Essa iniciativa é um convite para todos os membros de nossas entidades enviem por correio eletrônico orações e votos de paz para as pessoas que vivem neste lugar tão conflagrado. Todas as pessoas e organizações que quiserem estão igualmente convidadas a enviar seus votos de paz por correio eletrônico a nossos amigos de Belém, antes do dia 25 de dezembro.
Os votos e orações podem ser feitos em qualquer idioma. Todas a mensagens devem ser enviadas christmas-message@paxchristi.net ; muitas irão diretamente a Belém, outras podem ser publicadas na página da Pax Christi Internacional (www.paxchristi.net).
Por favor, distribuam esta mensagem por correio eletrônico tanto quanto possível.
Leia sobre esta iniciativa em English, French, Spanish, German and Dutch
Saudações afetuosas, Etienne De Jonghe, Secretario Internacional de Pax Christi
Dr Hildegarde Goss-Mayr, Presidente honorario de IFOR
Marie-Noëlle von der Recke, Secretario Geral de Igreja e Paz.
(Rede ecumênica de comunidades não-violentas)
Dr. Josef Bieger-Hänggi, Presidente da Conferencia de Comissão de Justiça e Paz de Europa."

BELÉM – Essa é a parte mais sintética do documento. Mas também temos outro trecho, que diz o seguinte: “Apesar das difíceis e hostis condições resultantes da ocupação e do confinamento, Belém, lugar de nascimento de Jesus Cristo, é antes de tudo uma cidade de paz. Enviar votos e orações pela paz, por email é uma maneira sensível e muito importante de nos comunicarmos com toda as pessoas que esperam por ouvir uma voz de esperança. Ao mesmo tempo, pode ajudar a superar a desesperança sentida pela população local, mais grave hoje em dia do que antes. Nossos amigos de Belém apreciarão o envio destas mensagens como um gesto personalizado e espiritual de consolação e esperança na época natalina, e como uma maneira de chamar a atenção sobre e o isolamento severo imposto à comunidade de Belém como resultado da ocupação e do confinamento.
Todos as mensagens serão impressas e enviados de forma pessoal, serão utilizadas ainda como material educativo nas escolas, e poderão ser lidas dentro de um contexto inter-religiosa de oração dentro de templos e Igrejas.
Durante os domingos de Advento, a partir do dia 7 de dezembro, o Instituto Árabe Educacional celebrará vigílias inter-religiosas semanais em Cooperação com as Igrejas locais contra a restrição de movimentos produzida pelo muro de separação. Ao fim da novena, no dia 21, serão distribuídos as mensagens e orações enviadas, depois da missa na Igreja de Santa Catarina.
Durante a entrada do Patriarca na Igreja da Natividade, no dia 24 de dezembro, o Instituto Árabe Educacional pretende distribuir e ler os votos de paz e orações recebidos entre as pessoas reunidas na Praça da Manger. O mesmo será feito na tradicional procissão das velas de Beit Sahour em Belém no dia 25 de dezembro, na festa dos Santos Inocentes no dia 28 e, se as circunstancias políticas permitirem, na Marcha anual pela paz e justiça, no dia 31, organizada junto com os dirigentes das Igrejas e mulçumanos. Durante a época natalina, o Instituto distribuirá os emails recebidos em diferentes igrejas, mesquitas e escolas (através da rede de professores em Belém, Hebrón e Ramallah).
Numa oficina de artesanato do Instituto serão confeccionados cartões de Natal com algumas das mensagens recebidas. Vamos procurar ainda divulgá-los nos meios de comunicação internacional e local para chamar a atenção a este apoio espiritual que se realiza graças a ajuda de diferentes movimentos de paz.
Simultaneamente, IFOR, as Comissões de Justiça e Paz, as organizações membros de Pax Christi Internacional, membros de Igreja e Paz e outros amigos estão convidados a organizar jornadas de oração e vigílias locais, regionais ou nacionais em seus países. As mensagens e orações enviados a Belém poderão ser incorporados nestas orações."

RETORNO - Paz na terra. Precisamos demais. Vamos colocar esse tema na roda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário