11 de janeiro de 2019

TRÊS LIVROS: A PALAVRA NO ESPELHO

Nei Duclós


Dos ebooks que tenho lançado ao longo deste início de século, três focam com ênfase o ofício do poema ; TROVADOR, SEMEADOR e PALARA NA PEDRA. Escrever sobre a arte da palavra tem sido recorrente na poesia contemporânea e em todos os meus lançamentos sempre há algo sobre esse tema fundamental. Mas esta trilogia poética aprofunda esse relacionamento entre o autor e sua obra, funcionando como vasos comunicantes entre o que faz o poema acontecer e o seu resultado.

Adquira esses três exemplares. Entre em contato pelo messenger ou neiduclos@gmail.com. O preço é promocional: 20 reais cada exemplar se forem comprados avulsos, e se for os três são 45 reais (o valor baixa para 15 cada um).

Compre livros. Leia poesia. Na sequência, os poemas que abrem cada um dos três livros.

TROVADOR

Sofri a vida toda de esquecimento
Agora lembrei: sou poeta da praça
e do vento. Obra de monumento
estátua de sal, portal do tempo
Imóvel , vejo o incêndio
que prova Deus mas não me vence

Ninguém diz o mesmo, é puro
voluntarismo, mania de querer
sem que aconteça. Inventei a lenda
dos versos que geram primavera
Estranho, sou mendigo de letras
no mercado absurdo dos compêndios

Colecionei estrelas jogadas fora
foscas de uso, cinco marias de anjos
com elas bato calçada em ritmo tonto
trago de volta o que perdi dizendo
quando ninguém escutava e era noite
Sou trovador sem eco, muda montanha

Sobrevivo porque esqueço, assim começo
todo dia como pastor de espantos
meu rebanho são expressões de medo
que cansam da dor e viram escândalo
Quando me for, haverá conserto
o mar lembrará de todos os poemas

SEMEADOR

Jogo os versos a esmo
para que se acostumem
com a minha arte

Eles se depositam ao relento
nos canteiros, nas calçadas
por toda parte

O que tens feito? perguntam
Sou um semeador de vento
Minha casa é o poema

PALAVRA NA PEDRA

Embaixo da pedra eu vi a palavra
ela se contorcia ao ser descoberta
quis escapar mas não sabia o norte
precisava de mim, pálido profeta

Recolhi num sussurro seu corpo fértil
e o joguei no monturo, remanso frágil
esperei que virasse a planta soberba
e suas sementes em vão germinassem

Meus olhos exaustos lembraram o poeta
que andava no ermo e topou descuidado
notei que a vida se oculta na treva
no lugar mais fundo, nas fontes primevas

Busquei o sentido neste mundo bizarro
cortei a navalha todo tipo de excesso
Voltei ao caminho e repeti o gesto
encontrei a palavra embaixo da pedra

Nei Duclós




Nenhum comentário:

Postar um comentário