17 de janeiro de 2015

OUTUBRO: A JOIA COMPLETA 40 ANOS



Nei Duclós

Comprei da Traça Livraria, de Porto Alegre, um exemplar muito bem conservado do meu livro Outubro pela bagatela de 12,41 reais, com frete incluído. Me emocionei com o exemplar, pois eu tinha apenas dois e agora tenho mais um.

Outubro é a jóia preciosa da minha poesia, uma obra que Cláudio Levitan transformou em marca eterna com a capa inesquecível, ilustrando magistralmente cada porção do livro com seu traço maravilhoso, Caio Fernando Abreu, com sua sensibilidade e prestígio, encaminhou para aprovação no IEL e Juarez Fonseca Fonseca deu um banho de design gráfico com sua diagramação perfeita, o toque primoroso de edição que expressa seu talento e experiência. Todos, mais Ida Duclós, ajudaram a selecionar os poemas e a formatar o livro, que tem capítulos como num romance, uma sacada coletiva que deu consistência à estrutura do trabalho.

Me abracei ao novo exemplar e pedi para a neta Maria Clara registrar o momento. Lancei o livro em 1975. Outubro, portanto, é um quarentão enxuto, elegante, emocionante e inesquecível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário