Nei Duclós
Giuseppe
Tornatore encantou o mundo com o final do seu Cinema Paradiso, em que há uma
sequência de famosos beijos hollywoodianos, cortados pela censura. No seu
recente Lembranças de um amor eterno (La corrispondenza, 2016) o mote é o
mesmo: a narrativa é composta de retalhos obsessivamente organizados por um
professor de física para serem assistidos depois de sua morte pela bela aluna e
amante. Jeremy Irons, que sempre faz papel do conquistador que nasceu 30 anos
antes (no caso de Lolita, 50), contracena com a bela ucraniana Olga Kurylenko,
36, revelado para o blockbuster como Bond girl.
O filme se
pretende de vanguarda, pois usa todos os recursos digitais para mostrar como
funciona o amor depois da morte, em que o professor declara seu amor eterno
enquanto aborrece e emociona a garota com sua sabedoria cool. Tudo funciona de
maneira tão exata que incomoda, como se Tornatore não levasse em conta a
impossibilidade de um esquema desses, em que tudo coincide maravilhosamente e
as sabedorias amorosas se impõem sobre belas paisagens.
A moça é uma
stunt, assume papéis perigosos em filmes de ação, enquanto estuda a teoria das
cordas e outros mistérios do universo. É o jeito Tornatore de ser ao fazer
filme sobre cinema. Em Cinema Paradiso, o cara da projeção acaba montando sua
própria versão do amor na grande tela. Neste, a garota que se pune correndo
risco depois de ter se culpado pela morte do pai num acidente de automóvel, em
que ela era a motorista, acaba enredada numa montagem de imagens e falas do seu
amante desaparecido.
Não há
interlocução possível, já que o cara está morto. mas assim mesmo ela entra no
jogo e também grava suas respostas. Pelo que entendi, a trama foi tão profunda
que acabou inviabilizando a mulher para refazer sua vida com outro amor. Ela
está confinada na solidão dessa relação tempestuosa e virtual, que a levou ao
choro. O sujeito consegue o que queria: deixar a moça só para si, mesmo depois
de partir.
Não gostei.
Mas Tornatore tem sua complexidade e identidade como cineasta. Merece ser
visto. Filme disponível na Netflix.
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