7 de outubro de 2009

“A RECUPERAÇÃO ECONÔMICA É UMA ILUSÃO “


Você sabia que todos os bancos centrais participam de uma instituição financeira que age em sigilo? Enquanto Istambul ferve com o confronto entre manifestantes e autoridades financeiras internacionais, é bom se informar sobre o que pega na economia mundial, longe do rema-rema da imprensa nativa. Você pode achar caluniosa a crítica à falsa recuperação, mas é certo que há uma atitude criminosa da mídia e do governo gerando esperanças enquanto o perigo continua crescendo. Leia o artigo "A Recuperação Econômica é Uma Ilusão", de Andrew Gavin Marshall na integra, no original, ou siga alguns trechos traduzidos e adaptados (para melhor compreensão) com exclusividade pela equipe do Diário da Fonte. Lá vai:

O Banco de Compensações Internacionais (BIS) alerta para as futuras crises (artigo de Andrew Gavin Marshall)

(Atenção: o texto a seguir é de Marshall): À luz do sempre presente e persistente anúncio de "um fim" à recessão, uma "solução" para a crise, e uma "recuperação" da economia, é preciso lembrar que isso está sendo dito pelas mesmas pessoas e instituições que nos disseram, nos últimos anos, que não havia "nada para se preocupar ', que' os fundamentos são bons", e que não havia "perigo" de uma crise econômica.

Por que continuamos a acreditar neles? Ou devemos pedir informações mais precisas para análise? Talvez uma fonte útil seria os que estão no epicentro da crise, no coração do mundo sombrio dos bancos centrais, no regulador bancário global, numa das "instituições financeiras de maior prestígio no mundo", que previu acertadamente sobre a crise até agora : O Banco de Compensações Internacionais (BIS). Este seria um bom lugar para começar.

A crise econômica está sendo tratada por "soluções" semelhantes a colocar um band-aid sobre um braço amputado. O Banco de Compensações Internacionais (BIS), o banco central dos bancos centrais do mundo, alertou e continua a alertar contra tais esperanças equivocadas. Membros dos bancos centrais têm reuniões bi-mensais para discutir uma variedade de questões, com o máximo sigilo.

O BIS foi criado "para corrigir a queda de Londres como centro financeiro internacional, fornecendo um mecanismo pelo qual os três principais centros financeiros, Londres, Nova York, Paris poderiam funcionar como um só." Foi fundado pelos bancos centrais da Bélgica, França, Alemanha, Itália, Holanda, Japão e Reino Unido, juntamente com três grandes bancos comerciais dos Estados Unidos, incluindo a JP Morgan & Company, First National Bank de Nova York e First National Bank of Chicago. O BIS, é, sem dúvida, a mais importante instituição, poderosa e secreta financeira no mundo.

Em setembro de 2009, o BIS informou que, "o mercado mundial de derivados subiram para 426 trilhões de dólares no segundo trimestre, mas o sistema continua instável e propenso a crises." O relatório trimestral da instituição disse que os derivados subiram 16% "principalmente devido a um surto de contratos de futuros e opções sobre taxas de juros a três meses." O economista-chefe do BIS advertiu que o mercado de derivados representa "grandes riscos sistêmicos" no setor financeiro internacional, e que, "O perigo é que reguladores voltarão a deixar de ver que as instituições têm tido grande exposição muito mais do que podem segurar em condições de choque.

Um dia depois que o relatório do BIS foi publicado, o ex-economista-chefe da instituição, William White, advertiu que os problemas não foram abordados de maneira correta no centro da crise econômica e é provável que podemos mergulhar de novo numa recessão". E ele ainda alertou “que as ações do governo para ajudar a economia a curto prazo podem estar semeando as futuras crises."

Um artigo no Financial Times explica que as observações de White são para ser levadas a sério, pois além da posição do Departamento Econômico do BIS 1995-2008, ele alertara sobre os desequilíbrios perigosos no sistema financeiro mundial já em 2003 - quebrando um tabu nos círculos grandes bancos centrais. Ao mesmo tempo, ousou desafiar Alan Greenspan, então presidente da Reserva Federal, sobre a sua política de dinheiro barato persistente.

O Financial Times continuou: “Em todo o mundo, os bancos centrais injetaram milhares de bilhões de dólares de novos fundos no sistema financeiro nos últimos dois anos, em um esforço para evitar uma depressão. Enquanto isso, os governos têm ido aos extremos semelhantes, com vastas somas de dívida para sustentar a indústria de operação bancária”. White advertiu que, "essas medidas podem já estar inflando uma bolha nos preços dos ativos, de ações de commodities", e que, "houve um pequeno risco de que a inflação pudesse sair do controle a médio prazo."

O mercado de derivados representa uma enorme ameaça à estabilidade da economia global. No entanto, é uma entre muitas ameaças, as quais estão relacionadas e interligadas; uma vai detonar a outra. O grande elefante na sala é a bolha financeira criada a partir de salvamentos e de "estímulo" dos pacotes de todo o mundo. Esse dinheiro tem sido utilizado por grandes bancos para consolidar a economia, comprando pequenos bancos e absorvendo a economia real. O dinheiro também tem ido para a especulação, alimentando a bolha de derivativos e levando a uma subida dos mercados bolsistas, uma ocorrência totalmente ilusória. Os resgates têm alimentado a bolha de derivativos para novos níveis perigosos, bem como inflacionado o mercado de ações para uma situação insustentável.

A crise econômica foi resultado de baixas taxas de juro e do dinheiro fácil: empréstimos de alto risco estavam sendo feitas, o dinheiro foi investido em tudo e qualquer coisa, o mercado imobiliário inflacionado, o mercado imobiliário comercial inflado, derivados do comércio subiram a centenas de trilhões por ano, correu a especulação desenfreada e dominou o sistema financeiro global.

Ao mesmo tempo, os governos gastaram dinheiro vagamente, especificamente os Estados Unidos, pagando por várias guerras trilhões de dólares e os orçamentos de defesa, imprimindo dinheiro fora do ar, cortesia do sistema bancário mundial central.
Como se esse endividamento não foi suficiente, considerando que seria impossível para pagar, nos últimos dois anos tem havido a expansão da dívida mais rápida jamais vista na história do mundo - na forma de estímulo e de pacotes de resgate.

Os avisos do Banco de Compensações Internacionais (BIS) e seu ex-economista-chefe, William White, devem ser levados a sério. Não se deve permitir que os meios de comunicação difundam a esperança de "recuperação econômica" e marginalizem "a realidade econômica." Embora possa ser deprimente a reconhecer, é uma coisa muito maior de estar conscientes do solo sobre o qual você pisar, mesmo se for semeada de perigos, do que ser ignorante e imprudente e correr por um campo minado. A ignorância não é felicidade.

Um médico deve primeiro identificar e diagnosticar corretamente o problema antes que ele possa oferecer qualquer tipo de prescrição como uma solução. Se o diagnóstico é impreciso, a prescrição não vai funcionar, e poderia, de fato, tornar as coisas piores. A economia global tem um câncer gigantesco: ela foi diagnosticada corretamente por alguns, mas a receita foi para curar uma tosse.

Como Gandhi (foto) disse: "Não há deus maior do que a verdade."

Nenhum comentário:

Postar um comentário