1 de agosto de 2008

"ESTRELAS MUDAM DE LUGAR"


Somos soberanos em nossa grande arte. Aqui, uma seleção do que temos de melhor, em todas as áreas. Na foto acima, Naná Vasconcelos.

JOÃO GILBERTO - O gênio total. Recompôs toda a língua portuguesa, soletrando-a tintim por tintim. Quando João canta, até as esferas estelares escutam.

EDU LOBO - O maior compositor brasileiro vivo, autor de obras-primas eternas. Por que vive escondido? Onde estás, Edu Lobo? Apareça, dê as caras, venha até nós.

RADUAN NASSAR - O texto por excelência. A literatura lá onde a coruja pia. A precisão e a grandeza do talento. Queremos sempre mais Raduan Nassar, para que possamos contrapô-lo a tantas nulidades que não saem das vitrines.

ADÉLIA PRADO - A poeta maior rompeu todos os diques e nos trouxe a transcendência do Brasil profundo. Quem lê Adélia Prado, participa da criação e da liberdade. Generosa e clara como água da fonte.

ROBERTO CARLOS - Cante comigo: "Estrê-lás...mudâm de lugaaar, chegam mais perto só para veeeer, e ainda brilham na manhãããã, depois do nosso adormecer.” Ou : “Os botões da blusa, que você usava, e meio confusa, desabotoava”. Roberto é o máximo e o povo sabe disso. Tudo o que disserem dele, que a ditadura não sei o quê, é besteira. Todos nós vivemos na ditadura, todos somos pessoas partidas. Mas só um é rei.

VELHA GUARDA DO SAMBA - Seja da Portela ou da Mangueira, quando a Velha Guarda se reúne para cantar, o Brasil soberano se levanta. Não há momento maior da nacionalidade do que esses coros que chegam até nós vindos de longe, de nossos berços, nossos ancestrais e cruzam o tempo nos derrubando em lágrimas.

MARIO CHAMIE - O mestre, intelectual, poeta dos poetas, é único na sua contribuição à cultura do Brasil que luta para se libertar de todas as amarras. Precisa ser cada vez mais convocado, paparicado, prestigiado, escutado, admirado.

OTHON BASTOS – O ator que nos deu Corisco e o fazendeiro do filme São Bernardo, que nos deu o senador Feitosa no filme sobre Mauá, que tanto poderia contribuir para o cinema e a televisão, fica sendo desperdiçado em novelinhas. Um crime de lesa pátria.

MARÍLIA PERA - A atriz maior detona onde quer que apareça. No espetáculo Elas por Elas, no papel de Sara Kubistcheck, encarnando uma socialaite na novela das nove, amamentando Pixote, em qualquer lugar, Marília é sempre um grande acontecimento da interpretação brasileira.

NANÁ VASCONCELOS - O homem orquestra da percussão, de prestígio internacional, voltou para o Brasil para ensinar. Meses atrás, teve um peripaco no palco. Se cuida, Naná, que somos teus admiradores incondicionais e te queremos por aqui por milênios.

DIRA PAES - A atriz sem pretensão, que veio vindo, chegando, aparecendo nas brechas do nosso cinema da escassez, consegue aos pouco explodir em grandes papéis, salvando filmes e produzindo tipos inesquecíveis e irreconhecíveis como a Solineusa, da extinta séria A Diarista. Quem adivinharia que a Solineusa era a Dira Paes?

CACO BARCELOS - O repórter total é o professor de reportagem numa época em que essa arte está em completo desuso. Caco é imprescindível e deixa um legado que permanecerá por décadas entre nós.

RETORNO – 1. Tem mais, muito mais. Sugira seu nome favorito. 2. Tirei o título deste post daquela canção do Roberto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário