Leitor do ombudsman da Folha reclama que os jornais não mais surpreendem. Carta Capital descobre que Bob Woodward está perto demais de Bush para criticá-lo. Empresas de comunicação endividam-se até o osso. Faz-se marketing e não mais jornalismo nos telejornais babacas. Carlos Nascimento voou para a Band.
O DRAGÃO CHINÊS - Bruce Lee desenha um novo cinema com todos os poderes do amadorismo. Funda um novo gestual (hoje repetido até o osso) baseado no biotipo e no gesto dos chineses. Cria um anti-herói, que se deixa seduzir pelos poderes. Mas que se recupera e acaba fazendo justiça. Filme ruim até o osso, bobagem pura, mas original, semente de toda uma nova linhagem cinematográfica. Mistérios da criação, percebidos na madrugada.
RENASCIMENTO - Contamos com o Jornal da Band do Carlos Nascimento. Um cara que não faz caras e caretas, tem noção de timing (raríssimo nos telejornais), nos oferece um belo cardápío de notícias, é de uma seriedade que jamais nos irrita ou afasta e é de uma generosidade sem par. Seu companheiro de mesa, Joelmir Beting, bola coisas como "o caminhão atropelou o vagão" para falar do sucateamento dos trens e não toca no principal, de que acabar com os trens faz parte do sucateamento do patrimônio da soberania nacional. Ficamos mais dependentes de petróleo e o povo perdeu um transporte de primeira. Frases bem boladas deveriam ceder espaço para um pouco mais de contundência. Mas Joelmir é ótimo perto de outros colunistas dos telejornais. Além de ser um ícone que ninguém pode criticar, vício do país do consenso imposto por hábito e uma sucessão de exclusões.
POESIA - Gim Tones, no seu blog, atravessa maravilhosa fase poética, construindo seu São Francisco de Botequim em busca de Deus e da santidade, papa fina que encontramos na internet e jamais na imprensa vazia que nos tortura diariamente. Mas Gim é Gim, talento que representa uma geração que vem com tudo e vai fazer explodir as comportas da caretice atual. O Brasil gera sua própria grande linhagem. É como água de vertente na montanha: podem colocar muros, podem tentar desviar e até mesmo destruir a montanha. A água desce, vem e forma rios que deságuam no mar. O mar, maravilhoso mar.
RETORNO - Internet é assim: podemos reescrever o já publicado, refazer o já feito, jogar fora o que ficou em dúvida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário