17 de março de 2018

ENCONTRO MARCADO NO CINEMA




Nei Duclós

O drama romântico 5 to 7 (Encontro marcado) , de 2014, dirigido por Victor Levin e estrelado por Anton Yelchin e Bérénice Marlohe, refere-se a dois clássicos do cinema. Um é Brief Encounter, de 1945, de David Lean e o outro é Cleo das 5 às 7, de 1962, de Agnès Varda.

Esses três filmes recortam o horário vespertino para o encontro permissivo de casais que não deveriam existir devido aos compromissos. O de 2014 são as diferenças culturais: ela é francesa, casada com diplomata, dois filhos e ele é um escritor estreante solteiro, careta, que em principio não admite repartir a namorada.. O de 1945 coloca em cheque dois casamentos que são desafiados pelo encontro casual numa estação ferroviária nos intervalos dos horários dos trens. E Cleo é a bem nascida desafiada pela perspectiva de câncer e atraída para um amor com o soldado que vai partir para guerra.

São situações terminais de amores impossíveis, que o cinema enfoca com todo o encanto dos sentimentos mútuos em obras que se destacam pela carga humana de roteiro, interpretações, direção, e fogem da carnificina tornada normal na Sétima Arte.

5 to 7 é um híbrido encantador - filme romântico americano - entre o rigor britânico de Lean e a transgressão cinematográfica de Varda. Destaque para o casal Glenn Close e Frank Langella, que fazem os pais do escritor. Um banho de interpretação de dois mestres.


Nenhum comentário:

Postar um comentário