10 de dezembro de 2009

O QUE É CORRUPÇÃO?


Corrupção é o conjunto de atividades das pessoas comprovadamente honestas. O sujeito que foi defenestrado da Presidência da República depois de inúmeras denúncias, por exemplo, e que ficou famoso por sequestrar a conta corrente e a poupança da população, é uma pessoa comprovadamente honesta, nada consta contra ele na Justiça, tanto é que virou senador. Outro exemplo notório é o presidente do Congresso que foi acusado de grossas irregularidades no Senado. Ele recentemente publicou um artigo na Folha falando de sua honestidade e como combateu a corrupção. O estadista de estádio e seu infiel escudeiro, que negam a existência do mensalão, também. Além do doutor Honoris Causa em entrega do país que se reelegeu graças a uma artimanha financeira gigantesca que tungou o país em 50 bilhões de dólares, conforme denúncia do repórter britânico Greg Palast. São todos pessoas comprovadamente honestas. O conjunto de suas atividades é a corrupção.

Vamos pegar outros exemplos. Os milhões de pessoas comprovadamente honestas que trabalham para os governos, bancos, autarquias, entidades etc. A toda hora explode um escândalo. Empresários que sonegam, governadores que desviam verbas, deputados envolvidos em falcatruas, ministros que estupram contas bancárias etc. Isso acontece no mundo legal e envolve inúmeros agentes, pessoas que não podem denunciar ou remar contra a corrente, pois senão serão marginalizadas. Mas elas são honestas. Nada consta contra elas. O conjunto de suas atividades é a corrupção, como pode se ver nos vídeos em que as pessoas jogam grana para dentro das ves-ti-men-tas, já que não possuem pas-tas. Secretárias, office-boys, assessores, diretores, todos sabem do que se trata, mas moitam. Voltam para casa com paz na consciência. Se eles não calam, alguém cala em seu lugar.

Mas algo está errado nessa definição, não é verdade? Você vai contra-argumentar escandindo a existência da honestidade, de quem denuncia as falcatruas, de quem vive dentro da lei. Advogado de bandido, por exemplo, vive dentro da lei, não é mesmo? São sujeitos honestos. Conseguem relaxar a prisão dos acusados, soltam antes do cumprimento de um tempo razoável da pena, porque assim a Justiça determina. Você vai chamá-los de corruptos? Nunca, mas o que eles fazem é corrupção. Está claro?

Mas onde então está a corrupção, se ela é praticada por pessoas honestas? Pois, pela lógica, dirão, o honesto jamais poderá ser confundido com o corrupto. Aí é que está o truque. As pessoas que se insurgem contra esse estado de coisas, que denunciam, que se ralam, são marginalizados, assassinados, presos e surrados, esses são os corruptos. Porque, por comparação, o conjunto de atividades das pessoas honestas de verdade (e que nunca conseguem comprovar nada) é a corrupção. Fica fácil de entender. Na hora em que o filho da puta rói a corda e leva o escândalo para a imprensa, pode haver sacana maior, corrupto de maior quilate?

Trata-se de um cretino. Vai dançar no primeiro processo. Ficará sem provas. Vai acabar numa estrada vicinal, abandonado, tenha sido ele prefeito ou não. Porque o verdadeiro corrupto é o Madalena arrependida, o que tem um ataque de ética e tenta colocar todo o esquema a perder. Esse merece punição, castigo. Esse é o corrupto que deve ser denunciado, que é o alvo das campanhas bem intencionadas, das passeatas dos adolescentes, que trazem novo contingente de trouxas para acreditar nos comprovadamente honestos. Pois na hora em que você denuncia a fraude, você faz parte da quadrilha, enquanto a gang de verdade se safa por meio de mil artimanhas.

Então fica assim esclarecido. O conjunto das atividades das pessoas comprovadamente honestas é a corrupção. E o conjunto das atividades das pessoas corruptas é a honestidade. Depois não digam que eu não expliquei isso direito.

RETORNO - Imagem desta edição: tirei daqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário