17 de dezembro de 2011

POESIA, ALUNA DA BELEZA


Nei Duclós

Você diz coisas bonitas, ela disse. Minha poesia é aluna da tua beleza, falei

Você me toca quando escreve, ela disse. Meu poema é tua pele, disse o poeta. Mas é só até o coração que ele chega

A verdade rompe o fino laço que imaginei entre nós.Aguardo a próxima encarnação, meu espírito.A não ser que me faças aceitar o que me prende

Penso que dormes com o rosto tomando a forma de nuvem no horizonte. Mas estás atenta e choves quando digo alguma bobagem

Peguei sua mão e fomos passear. Era dia, mas havia estrelas. Era lua, mas havia o sol da manhã. Era uma cidade, mas ela providenciou o mar

Estou com vergonha da poesia, ela mostra o que sempre escondi, disse ela. Faz de conta que não é você, eu disse. Impossível,tem o meu rosto

Agora que estava tudo certo acabei falando o que escondia. Melhor assim. É o teste que o amor se faz olho no olho

Quando voltará a ave da promessa?Quantas estações passarão pelo corpo exausto?Quem poderá valer-me na solidão?Talvez só este lenço de adeus

Não falei contigo, amiga, musa. Falei com quem não digo . O fogo da sua cabeça salpica marcas pelo corpo todo. Acho que estou louco

Descubra o que está exposto em mim e procure pousar na fonte que me alimenta. Tome banho na cachoeira do poema. Estou lá, no alto da rocha

Agora é esperar. Vamos ver o que ela manda. Talvez a ruptura, ou então o amor de fato, desta vez sem armaduras

Poesia?? perguntou o Grande Arquiteto. Sim,falei. Isso deve ser coisa dos anjos. Ei, tem alguém usando o fole da oficina para soprar poesia?

O que você pretende com a poesia? perguntou o Grande Arquiteto.Por que não cálculo? É preciso que a eternidade também tenha uma casa, falei

Entendi, disse o Grande Arquiteto. Poesia é a mobília para dar conforto às pessoas. Não, falei. É um candeeiro no apagão da tempestade

Gostei da poesia, gosto de conhecer coisas novas, disse o Grande Arquiteto. Estimulo a criatividade das criaturas. O mar é seu poema, falei

Na religião, nunca se brinca, disse o fundamentalista. Deus foi criança, respondeu o profeta

Vamos ter fim do mundo este ano? perguntou o garoto. Acho que já esgotou a cota, disse o profeta.

Vi Vésper finalmente pela primeira vez este ano. É um diamante, de olho líquido, orientando o brilho das estrelas que vem chegando

Ok, te espero. Vou sentar aqui neste banco. Estou protegido pelo forro azul veludo do céu neste início de noite. Por você, durmo no relento


RETORNO – Imagem desta edição: Grace Kelly

Nenhum comentário:

Postar um comentário