8 de novembro de 2009

OS VERDADEIROS MOTIVOS


A mídia está cheio de eventos tratados de maneira ligeira. Precisamos especular sobre os motivos ocultos que devem estar regendo esses assuntos nos bastidores e destrinchar as fontes da incompetência endêmica.

A GAROTA DA UNIBAN - Ninguém pode contra a tirania. Expulsaram a garota que usou microvestido rosa na universidade e quase foi linchada pelos colegas na Uniban. Os responsáveis ficaram impermeáveis à repercussão negativa do episódio e não puniram os malfeitores porque, do lado dos linchadores, havia mais clientes. Deve ter sido esse o verdadeiro motivo. Outro motivo, agora do outro lado da moeda, é o de que a moça estava sem calcinha, teria feito um desfile na rampa antes de ser perseguida, estaria na universidade por motivos inconfessáveis e que seria figura conhecida em comunidades como desfrutável. Portanto, a expulsão assim se justificaria. Violência não se justifica. E atentado ao pudor, tem lei para isso, ou não? O que não pode é expulsar a moça e deixar impunes os vaiadores. "Ou nos locupletamos todos ou restaure-se a moralidade" como dizia Stanislaw Ponte Preta.

WOODY X ALMODÓVAR - Caetano malha Woody Allen dizendo que ele é cineasta para ver na TV, em casa. Eu vejo tudo em casa. Não vou mais ao cinema, pois acho longe, chato e cansei de patas pressionando minhas costas ou ter de sentar no chão nos filmes mais cult. Para mim isso não é critério. Mas talvez o verdadeiro motivo sejam as verbas da Espanha – governo, principalmente via prêmios, e investidores -. Allen está disputando com Almodóvar, amigo íntimo de Caetano. Talvez Almodóvar, descobridor de Penélope Cruz (foto acima), não tenha gostado de a grande atriz ter brilhado em Vicky Christina Barcelona, de Allen.

MASSACRE NO QUARTEL – O soldado muçulmano que matou gente no Fort Hood no Texas se justificou dizendo que não iria atacar seus irmãos da mesma religião. Mas ele só decidiu isso depois de anos ganhando bem nesse complexo que é, segundo o uruguaianense Flavio Lago, que serviu lá, o maior Forte das Forças Armadas dos EUA, com um contingente de mais de 65 mil soldados, mais as famílias, o que chega às 120 mil pessoas só no Forte. Enquanto recebia e estava em território seguro não houve problema, a dificuldade surgiu quando foi convocado para o Oriente Médio. Estudou até psiquiatria e seu trabalho, quando chegasse a vez de agir, era prestar serviço para outros soldados. Ou seja, mesmo que fosse para a guerra, não iria para o front, ficaria nos bastidores prestando assistência. Lago diz que poderia ter havido mais vítimas, mas as pessoas que vivem no complexo militar, por serem treinadas para situações de conflito, conseguiram evitar que a situação ficasse ainda pior.

MENTES PREJUDICADAS NAS HARDNEWS - Por que escrevem tão mal nas hardnews? Por que os textos beiram à debilidade mental? O verdadeiro motivo é a incompetência jornalística alimentada pela política de má distribuição de renda nas redações. Pagar micharia para a massa dos que trabalham nisso (sem orientação nem treinamento adequado), e os tubos para meia dúzia de privilegiados (os tais “formadores de opinião”) dá nisso (textículo publicado na Folha On Line): “Avião com destino a São Paulo retorna a Nova York após falha . Um avião da TAM, que partiu de Nova York em direção a São Paulo na noite desta sexta-feira (6), teve que retornar ao aeroporto de origem devido a uma falha. Segundo a assessoria da TAM, o voo JJ 8081, com 196 passageiros a bordo, teve que voltar para Nova York devido a indicação, no painel, de mau funcionamento de um dos flaps da aeronave. De acordo com a assessoria, o avião passou por manutenção corretiva e o voo foi retomado à 1h28 deste sábado, com pouso normal em Guarulhos às 10h38. O voo era previsto para chegar em São Paulo às 6h45. A companhia também informou...” É impressionante. A notícia volta várias vezes ao ponto de partida (“o avião voltou para Nova York) e “informa” obsessivamente que a fonte é a assessoria. O verdadeiro motivo é a burrice.

ANSELMO E O CINEMA NOVO – Destaquei no twitter a fala de Anselmo Duarte de que ele tinha criado o Cinema Novo e já houve reclamação. Deveríamos pensar melhor nesse embrulho. Por que um cineasta “conservador” fez um filme que ajudou a definir uma virada (essa sim, verdadeira) no cinema brasileiro? Por que Nelson Pereira dos Santos e Anselmo Duarte são “pioneiros”de um movimento que tem, por fora, um rosto tão definido, mas por dentro se presta a várias contradições (Ruy Guerra, por exemplo, o que ele tem a ver com Glauber?). Ainda acho que o Cinema Novo “é quando Glauber chegava da Bahia e aportava no Rio de Janeiro”, como disse brilhantemente Nelson Pereira dos Santos. Gostaria que dissessem também: “O cinema Novo é quando Anselmo Duarte ganhou a Palma de Ouro em Cannes”. Haja polêmica. O verdadeiro motivo contra Anselmo no Cinema Novo seria a inveja?

Nenhum comentário:

Postar um comentário