30 de maio de 2012

RODÍZIO DA CRIAÇÃO


Nei Duclós

Elementos dispersos precisam rodar, revolucionar-se, consolidar um movimento de rotação  para haver uma síntese e nascer a criatura, seja gente ou galáxia. Vemos isso não apenas nas fotos do cosmos, mas nas plantas, que são espirais e redes. Um certo quintal na casa onde morávamos no subúrbio de Porto Alegre tinha bananeiras em vários estágios de crescimento.

Vi como as redes vegetais iam, como gazes, se sobrepondo  umas às outras até formar o tronco, de onde brotavam folhas e o cacho da fruta, que por sua vez são radiadas, possuem um ponto na base e vão se expandindo nas pontas, imitando a mão espalmada na sua forma básica. Tudo irrompe como geisers na imensidão do mistério e todo caule tem um chapéu de cogumelo com as estrias dessa multiplicidade.

É um paradoxo: o rodízio implica redundância, já que é preciso retomar o início constantemente, como impõe a envergadura do círculo e os fogões antigos que iam cobrindo o fogo em vários encaixes redondos de ferro.  Sem essa retomada constante não há invenção,originalidade, que em tese seria vista como tirar alguma coisa do nada, o que é uma percepção errada da criação. Mesmo que o Acaso, o deus ateu, seja verdadeiro na história do Big Bang, a origem, o núcleo da explosão primordial implica uma existência prévia de uma semente, uma bomba armada. É a dialética da ruptura x tradição.

Como a vida é curta, cada geração aprende por si esse segredo. Não se passa um monumento desses como se fosse um bastão de olimpíada em prova de revezamento. Como houve rodízio para existir civilização,a mocidade acha que a originalidade está na dispersão e parte para a ruptura. Por sorte a virada de mesa tem fôlego curto e em seguida s se consolida e pode virar cânone. Isso tudo desencadeia nova volta da espiral, pois o tempo ensina que é preciso retomar os eventos, amarrar as pontas para que algo surja do caos.

Um dos grandes equívocos da modernidade é que não se preparou para a longevidade. Acha que iria usufruir para sempre o status de confronto. Hoje, quando o Modernismo virou religião oficial no Brasil, fazer sonetos chega a ser uma transgressão. É preciso que haja sempre esse desequilíbrio para que não fiquemos presos às ideias fixas. É engraçado ver pessoas muito bem postas nos cargos e na vida defendendo a uma pretensa atitude revolucionária. Sobreviver implica ceder, retomar o que foi deixado para trás. Essa lição se aprende depois de vários ferimentos.

Por um tempo imaginei que criar era sempre ir em frente, sem prestar atenção ao rastro que deixamos ou as pistas herdadas. Aprendi na dor que somos a soma de vivências que não nos pertencem e que devem nos impregnar de maneira criativa, ou seja, partindo de tradições em favor de rupturas, e de volta ao início. Somos inovadores em relação a alguma coisa. Sempre há uma partícula menor e mais invisível para entendermos o mecanismo das estrelas.

Só assim saberemos as dificuldades que nossos pais enfrentaram para abrir caminho na mata e como geramos criaturas de todos os feitios trabalhando os materiais existentes no mundo. O Tempo é um deus impiedoso e sem ele nada aprenderemos.


RETORNO - 1.Crônica publicada no jornal Momento de Uruguaiana. 2. Imagem desta edição: Gisele Bündchen.