21 de novembro de 2007

LEITURA OBRIGATÓRIA


Ninguém pode escapar deste texto lapidar do neto de Ernest Hemmingway, publicado no Direto da Redação. É puro Diário da Fonte.


"A TORTURA É AMERICANA COMO A TORTA DE MAÇÃ

John Hemmingway

.
A tortura é americana como a torta de maçã. Ela é parte do que nós somos, a atual política da administração dos EUA, e considerada uma ferramenta prática por 40% dos americanos na guerra contra o terror (segundo recente pesquisa). Isso é o que nós fazemos com os estrangeiros capturados nos campos de batalha do Afeganistão e do Iraque e com cidadãos americanos presos no Aeroporto Internacional O’Hare, em Chicago. Nós colocamos todos na prisão e então usamos o que Bush e companhia gostam de chamar de “avançadas técnicas de interrogatório”, para extrair confissões e “colocar a inteligência em ação”.

Nós praticamos a privação de sentidos, cobrindo os prisioneiros com capuz preto e conectando seus órgãos genitais e unhas a baterias de carros no Iraque ou no "gulag"cubano. Nós os ameaçamos com cães latindo, nós quebramos seus ossos e os violentamos com cabos de vassoura, nós praticamos o “water-board” (técnica de tortura que consiste em jogar um balde d’água no rosto do prisioneiro amarrado pelos pés e pelas mãos), fazendo-os acreditar que serão afogados, lentamente deixando-os sufocar e engasgar enquanto a água enche seus pulmões e estômagos.

Nós somos uma nação de criminosos e gangsters e mesmo que a maioria de nós nunca tenha praticado qualquer uma dessas torturas, isso não nos deixa de fora. Os crimes são sempre cometidos em nosso nome, pelo nosso governo, e enquanto esse governo está aí, nós somos responsáveis por tudo que acontece. Isso é verdadeiro em qualquer lugar do mundo , e muito especialmente nos EUA, onde a Declaração de Independência fala em “governo para o povo, pelo povo e do povo”. Essa administração de tortura pertence a nós. Nós a criamos e Bush é nosso garoto, nosso pequeno homem cruel.

Nós compartilhamos com Bush de seus desejos mais obscuros porque fundamentalmente nós não somos diferentes. Nós fingimos que queremos o fim das guerras de Bush mas nunca acabamos com elas. Nós elegemos um novo Congresso e um novo Senado para “trazer as tropas de volta para casa” e então assistimos, sem reclamar, este Congresso e este Senado votarem pela manutenção das guerras, liberando mais dinheiro e mais homens.

Não tem limite o que nós toleramos. A decadência moral é significantiva e completa. Nós nos destruimos a nós mesmos, a nossa economia e o nosso país ao matar mais de um milhão de pessoas no Iraque e ninguém vai para as ruas protestar e exigir um novo governo.

Enquanto não houver convocação obrigatória, a guerra não nos afeta e nossos filhos e filhas estão seguros, ou achamos que sim. Somente os pobres e membros das minorias se alistam como voluntários. Os outros são isentos. Livres para continuar gastando enquanto o mercado imobiliário despenca, o dólar se desvaloriza e a mais recente nomeação de Bush para o cargo de Advogado Geral, Michael Mukasey, declara diante do Senado que não sabe se “water-boarding” é tortura ou não. Mukasey, é claro, acha a tortura “repugnante” mas não sabe o suficiente sobre “water-boarding” e os efeitos de uma simulação de afogamento para dizer se a prática pode constituir uma violação da Constituição americana.

E o Senado o que faz? Rejeita furiosamente a indicação dele porque é óbvio que qualquer idiota sabe muito bem que “water-boarding” é tortura e como tal viola a Convenção de Genebra e a Constituição (que proíbe “castigo cruel e incomum”)? Coloca ele pra fora e ao mesmo tempo manda um recado a Bush e seus assassinos cobrando dignidade moral? Nos leva a percorrer o longo caminho de reparar os prejuízos que nós causamos?

Nada disso. O Senado aprova a indicação e Mukasey será confirmado no cargo de Advogado Geral dos EUA, ou seja, o xerife encarregado de cumprir a lei nessa terra de tortura."

Nenhum comentário:

Postar um comentário