2 de novembro de 2007

DECÁLOGO URGENTE DE BOAS MANEIRAS


Algumas orientações para evitar ofensas inúteis aos semelhantes e assim garantir a sobrevivência da espécie:

1. Quando ligar para a casa de alguém, e outra pessoa atender, não pergunte se quem você procura está dormindo.

2. Se você encontrar um conhecido, não comente sua aparência, nem sequer diga “como você está bem”.

3. Também não pergunte onde ele está trabalhando “agora”.

4. Não faça de conta que você não escutou seu semelhante;não ignore seu interlocutor; principalmente para sobrepor ao que ele acaba de dizer algo que não lhe diz respeito nem nada tem a ver com a conversa.

5. Não lamente que seja crespo o cabelo da criança, da mulher ou do homem que você está vendo, pela primeira vez ou não.

6. Não clone seu interlocutor com algo que o anule; por exemplo, se ele disser que é escritor, não revele que você conhece um escritor igualzinho ou melhor do que ele, mesmo que isso seja verdade.

7. Retribua os favores, mas não retalhe; se a pessoa lhe estendeu a mão, não tente pagar com a mesma moeda ou dar-lhe o troco; qualquer favor é impagável.

8. Não demonstre insatisfação se alguém cumprir um compromisso com você; não deixe escapar que você esperava mais e que o Outro ficou devendo.

9. Não trate absolutamente ninguém como subalterno, dando-lhe encargos ou comparando-o à escravaria.

10. Não resenhe, ao vivo, a cores e ferozmente, o livro que outra pessoa diz que vai ler ou o filme que promete ver; não diga que você já usufruiu daquela obra todo o prazer possível que alguém já poderia ter.

RETORNO – Imagem deste post: Jab, por Hélcio Toth.

Nenhum comentário:

Postar um comentário