14 de novembro de 2003

O SILÊNCIO DE LIANA



Ficamos sabendo que Liana Friedenbach parou de falar quando seus algozes informaram que tinham eliminado o namorado Felipe Silva Caffé. Sofreu toda a tortura sem mais nenhuma palavra. Ela tinha já partido para o outro lado, para os que não possuem mais voz e estava agora nas mãos de Deus, depois de ter caído numa armadilha mortal ao tomar uma decisão que faz parte da História do mundo e povoa a literatura como um sopro majestoso de luz.

CASAMENTO - O rapaz que “rouba” a moça para desconetá-la do universo conhecido e assim inaugurar uma vida adulta completa e feliz é pura literatura, ou seja, arte ligada diretamente com a vida, salto humano de superação, fruto da ousadia e do amor. O objetivo, neste caso, era compartilhar da natureza, já que a mata devolve ao corpo o que a cidade lhe nega: a alegria de existir fora da rigidez dos gestos, dos sons dos motores e dos metais, dos caminhos exaustivamente percorridos, das conversas repetidas.

Cachoeira, pássaros, folhas e grama são elementos do paraíso terreal, onde o casal encontra o prazer na solidão e compõe a metáfora de uma convivência baseada não nos laços de sangue, nem na amizade ou na convenção, mas no reconhecimento mútuo, na inauguração de um sonho, na confecção de uma alegria inédita. Não podiam apostar, como não apostaram, na banalidade do mal à espreita, na fatalidade do mal, na forma de uma monstruosidade social.

Quando foram presos pela quadrilha, tomaram contato não apenas com o horror físico que agora os cercava, negando-lhes o sonho de um corpo liberto para a beleza, mas também com as palavras horrendas que compunham o inferno, caídas como napalm em cima da roseira. Não se trata de casal rico diante de algozes pobres, mas da Inocência diante do Terror, do Sonho em frente à crueldade, da vontade como um salto em direção à vida sendo tragada pela vontade distorcida de um país que abandonou-se e é incompetente em todos os sentidos, impossibilitado de prover o básico para que as novas gerações encontrem, não apenas a sobrevivência, mas um sentido para viver.

ORAÇÃO - Faltou tudo, Liana. Faltou proteção para que você pudesse voltar, faltou Estado que deixa à míngua porções gigantescas de terra, à mercê da brutalidade e do desengano. O lugar escolhido deveria ser como você viu antes de partir, imaginado e maravilhoso, onde a juventude, hoje atirada nas cidades cemitérios, onde se empilham corpos mortos como se fossem lenha, pudesse trilhar o mato cantando canções novas e antigas. Faltou ação inteligente dos que tentaram salvá-la, já que não enxergaram o que nunca enxergam, as casas abandonados no meio do nada, as pessoas despossuídas que vagam pelo território como se não existisse nação.

Como ninguém viu, você calou, Liana. Chegaram até a ouvir um grito de socorro, mas o que fazer no meio do não-país? E quando o Mal cansou-se dos seus atos, já que o enjôo e o vazio é o que se colhe quando se atenta contra o Bem, quando não havia mais esperança de gozo, a vontade ruim partiu para você como se não houvesse mais esperança nenhuma no mundo. Assim como você, Liana, outras mulheres sofrem hoje nas mãos dos marmanjos assassinos neste país que mata crianças e vende mulheres, que destrói os homens e foge de todas as responsabilidades.

Faltou oração para que você escapasse, Liana, para que chegassem a tempo, para que te devolvessem ao teu lugar e a tua família. Não deixaram você construir uma nova família, não deixaram você com vida. Hoje, há choro e lamento por todo o lado. Mas o abandono continua, a nação que não se encontra ainda está em ruínas, o amor que precisávamos partiu. Na garupa de um cavalo branco, o poema, teu coração volta para a literatura, ou seja, para a arte que precisa resgatar o que é humano desse Mal que nos cerca e nos abate. Paz a você e Felipe, Liana.

Paz ao casal que sonhou com o amor e que foi punido sem razão, foi violentado na mais completa solidão, e tombou, como tomba diariamente a grandeza que em vão tentamos construir.

5 comentários:

  1. Muito lindo esse poema, retrata a realidade em que vivemos hoje: a impunidade e a falta de humanização.

    ResponderExcluir
  2. Até hoje não superei essa tragédia. Era para estar da minha da minha idade

    ResponderExcluir
  3. Anônimo1:01 PM

    Esse crime foi um crime que mais mexeu comigo, foi muito triste o que aconteceu com essa jovem .

    ResponderExcluir
  4. Este é um dos crimes mais monstruosos de que tenho conhecimento. Sou uma pessoa muito sensível, e essa atrocidade me choca ainda hoje pela brutalidade com que foi feita, a ponto de encher meus olhos de lágrimas e de me dar vontade de chorar. Matar o Felipe com o tiro na nuca à queima-roupa é pura crueldade, mas o caso da Liana é pior, pois ela além de morte a facadas, também foi estuprada. Que Felipe e Liana estejam ao lado de Deus descansando em paz. Meus sentimentos 😪😪😪😭😭😭

    ResponderExcluir